Carta de apresentação: Como se destacar entre a concorrência

Cada vez mais empresas solicitam a carta de apresentação durante o processo de recrutamento de novos empregados. Ela normalmente é enviada junto ao currículo e possui tanto valor quanto o mesmo. Por isso, é indispensável saber como montar sua própria carta de apresentação  de uma forma que ela seja um diferencial entre os outros candidatos.É primordial que sua carta de apresentação seja única e reflita suas experiências de trabalho, por isso, não recomendamos a utilização de modelos pré-definidos encontrados na internet. Além de não refletirem com sinceridade sua experiência e aprendizado, outros candidatos tem fácil acesso a mesma informação, o que pode resultar na realização de uma carta de apresentação muito parecida a sua.

Carta de apresentação: papel, lapis e apontador para escrever a carta

Foto por Kelly Sikkema

O que não pode faltar na carta de apresentação

Ao escrever a carta de apresentação, lembre-se que ela deve sempre agregar informações ao conteúdo do seu currículo, ou seja, ela não é uma cópia de um currículo, ela é um complemento que possibilitará incluir os motivos pelos quais você agregaria algo na empresa.

A carta de apresentação possui uma estrutura básica que deve ser respeitada, pois ela condiz com a etiqueta profissional padrão mundial. Abaixo explicaremos quais são os conteúdos necessários na estrutura básica da mesma.

Nome e endereço de destinatário primeiro

A carta de apresentação sempre se inicia com o nome do responsável pelo processo de recrutamento, sua posição na empresa, nome da empresa e endereço. Por exemplo:

José da Silva
Diretor da área de TI
Empresa Fictícia
Rua Butantã, 139

Você saberá quem é o responsável da vaga ao ler a descrição da vaga, ou em algum e-mail de apresentação que a empresa tenha te enviado. Caso você não possua essas informações, você pode retirar essa informação da carta.

Introdução

A introdução é a oportunidade que o candidato tem para apresentar-se indicando quais são seus objetivos dentro da empresa. É o momento de apresentar suas habilidades, estudos e experiências previas.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é o corpo da carta de apresentação, nele você deve demonstrar o porque a empresa deve te contratar baseando-se nas suas experiências profissionais e nos seus estudos.

É importante ter em consideração que tanto a carta de apresentação quanto o currículo não devem ser muito extensos, pois a leitura deve ser fácil e agradável.

  • Por que você se contrataria?

Lembre-se que é necessário demonstrar seu valor dentro da carta de apresentação, portanto, um bom exercício para conseguir se inspirar para escrever é descrever as razões pelas quais você se contrataria em uma empresa.

Lembre-se dos seus pontos positivos, atividades realizadas e quais foram os desafios e metas que você cumpriu. Todas essas experiências são informações relevantes dentro da carta de apresentação.

  • Saiba o que a empresa esta buscando

Um dos pontos mais importantes ao escrever uma carta de apresentação, é saber exatamente qual o tipo de candidato que a empresa esta buscando. Para isso, verifique no Linkedin, Glassdoor  ou qualquer outra ferramenta que demonstre feedbacks e perfis de pessoas que trabalham nessa empresa.

Saber qual é o tipo de candidato aprovado é um grande passo para conseguir a vaga ideal. No entanto, lembre-se que a ideia não é fingir se encaixar nesse grupo, mas sim ressaltar suas qualidades que se encaixam no perfil que a empresa busca.

  • Apresente sua formação profissional e experiências passadas

É interessante descrever qual foi sua formação profissional e como você utiliza seus conhecimentos para agregar valores nas empresas que você já trabalhou. Lembre-se que a empresa vai querer te contratar por todo o conhecimento que você possui e pode adicionar na empresa.

  • Destaque seus diferenciais

Você tem algum diferencial que só você pode aportar para a empresa? Esse é o momento de se diferenciar dos outros concorrentes citando seus diferenciais.

Por exemplo, caso a vaga solicite uma pessoa que tenha automóvel ou disponibilidade para viajar, esse é o momento de deixar claro que você possui essas qualidades.

  • Seja claro e objetivo

Seja claro com as informações que adicionar na sua carta, evite deixar frases abertas à dupla interpretação ou que não adicionam valor ao conteúdo da mesma. Seja claro e objetivo com as idéias descritas na carta.

Conclusão

Como todo texto, o final é uma conclusão do conteúdo descrito anteriormente, ou seja, você deve sinalar o que te faz o melhor candidato para a vaga. Agradeça a atenção e se coloque a disposição para futuros contatos.

Lembre-se que a conclusão é escrita em apenas um paragrafo, sintetizando as informações mais relevantes descritas no desenvolvimento do texto e deve terminar com uma oração conclusiva, ou seja, uma finalização adequada.

Homem escrevendo carta de apresentação

Foto por Helloquence

Não tenho experiência, e agora?

Quando solicitam a carta de apresentação para vagas Junior a intenção é compreender o nível de aprendizado que os mesmos tiveram até agora. Vale a pena adicionar as informações sobre cursos e especializações realizadas, além de conhecimentos técnicos relacionados ao tipo de vaga na qual você esta se inscrevendo. Objetivos futuros também são bem vindos.

Design

Para diferenciar sua carta de apresentação você pode investir em algum design que seja parecido ao do seu currículo, como explicamos em Currículo: Montando seu Currículo. Lembre-se que para isso é necessário entender qual o perfil da empresa, normalmente empresas que são mais inovadoras preferem currículos mais criativos, enquanto as que são mais formais, preferem currículos neutros.

Modelos de cartas

Lembre-se que as cartas descritas abaixo são apenas um modelo fictício, não recomendamos que copie o conteúdo das cartas, pois a mesma deve refletir sinceridade e a sua própria experiência profissional.

Profissional de TI

Destinatário Primeiro **
José da Silva
Diretor da área de TI
Technologies
Rua Butantã, 139Prezado José,Escrevo para expressar meu grande interesse pela posição de Líder de Equipe. Com mais de 5 anos de experiência na área trabalhando com liderança em diversas companhias, conto com formação técnica em TI e bacharel de Ciência da Computação na Universidade de São Carlos, portanto, estou confiante que posso adicionar valor à Technologies.Atualmente trabalho como Líder de Equipe na empresa Enterprise, minha equipe possui 10 membros que foram capacitados e treinados por mim. Após meu início como líder de equipe, a qualidade do serviço prestado subiu de 10% à 30% no período de 60 dias, graças ao exemplo de liderança e trabalho em equipe que pude proporcionar aos meus colegas de trabalho.Além disso, tenho especialização em diversas linguagens de programação, que é um pré-requisito citado na descrição da vaga. Possuo um curso de 80 horas de Java Script, conhecimentos avançados de HTML e CSS.A descrição da vaga menciona a busca por um profissional que possua além de experiência em liderança, liberdade para viajar por longos períodos e possua carteira de motorista, eu possuo ambas qualidades além de experiência em viagens internacionais com a companhia que eu trabalho atualmente.Agradeço muito a sua atenção, e estou disponível para futuros contatos.

Atenciosamente,

Maria Barbosa

Telefone

Email

Operador telefônico concierge

Destinatário Primeiro **
Josefa Helena
Recursos Humanos
Technologies
Rua Butantã, 139Prezada Josefa,Meu nome é Maria e contato referente a posição de Operador Telefônico Concierge pelo Linkedin. Acredito possuir todas as qualidades solicitadas na descrição da vaga, pois além de 4 anos de experiência em atendimento, possuo conhecimento específico sobre atendimento concierge e um curso sobre hotelaria pelo Centro Paula Souza.Há três anos trabalho como operadora bilíngue português e inglês na empresa Enterprise oferecendo serviços para hotéis 4 e 5 estrelas localizados por toda a extensão do Brasil e Estados Unidos.Hoje em dia, além de operadora também sou responsável pelos casos mais complexos, devido à minha capacidade de lidar com situações de conflito de maneira profissional e política. Além disso, também ajudo no treinamento dos novos funcionários, devido aos meus bons resultados nos processos de qualidade.Acredito que posso agregar minha experiência, profissionalismo e conhecimento nos processos da Technologies.Agradeço a atenção, estou disponível para contatos futuros.

Atenciosamente,

Joana da Silva

Telefone

Email

Sem experiência profissional

Destinatário Primeiro **
Helena
Recursos Humanos
Technologies
Rua Butantã, 139Cara Helena,Meu nome é João e contato referente a posição de Analista Help Desk Junior. Possuo os conhecimentos técnicos solicitados na descrição da vaga, pois tenho formação técnica em computação que abrange suporte técnico de Software e Hardware.Na parte de software, tenho conhecimentos sobre manutenção, instalação e configuração de aplicativos em Windows e MAC. Em Hardware tenho conhecimento sobre manutenção, troca de peças e limpeza.Além de conhecimentos técnicos, me adapto fácil a novos ambientes e consigo trabalhar sobre pressão de forma polida e profissional.Acredito que possa contribuir com Technologies, assim como crescer em um novo ambiente de trabalho.

Agradeço pela atenção, e estou disponível para futuros contatos.

Atenciosamente,

João Marcio

Telefone

Email

Carta de demissão: Mulher escrevendo carta de demissão

Foto por Timothy L Brock

No Responses

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!