Rescisão: Carta de demissão

Quando um trabalhador compreende que é hora de se demitir, é necessário seguir alguns passos para realizar esse processo de forma profissional e ética, um desses processos é escrever a carta de demissão.

Será necessário compreender quando e como pedir a rescisão antes de entregar a carta de demissão, pois o trabalhador deve compreender a etiqueta do processo para não fechar portas e oportunidades futuras.

Carta de demissão: Mulher escrevendo carta de demissão

Foto por Timothy L Brock

Como pedir demissão

Saiba o momento exato

É necessário observar sua posição no momento da demissão e qual impacto a mesma vai causar na sua vida. O trabalhador deve estar consciente das consequências de uma demissão, pois não será possível solicitar o  seguro desemprego. Portanto, é primordial saber o período exato para pedir demissão antes de escrever a carta de demissão.

Saiba como se demitir

Além de saber qual o melhor momento de se demitir, é necessário entender como fazer isso. Não é recomendado ir diretamente ao RH e entregar a carta de demissão antes de avisar seu chefe por exemplo, por isso indicamos que o trabalhador sempre converse com seu chefe antes de tomar alguma atitude sobre sua demissão.

Escrevendo a carta de demissão

Ao entender que é o momento e deixar o trabalho, o funcionário deverá escrever uma carta de demissão que atestará sua saída voluntária e entregar-la ao profissional de RH responsável por lidar com os desligamentos da empresa.

O que a carta deve conter?

Antes de escrever a carta de demissão, note que há um determinado padrão que deve ser seguido, portanto existem informações primordiais que recomendamos que escreva na sua carta:

  • Nome completo.
  • Número de documento.
  • Data com dia mês e ano.
  • Cidade aonde a carta foi escrita.
  • Data de admissão.
  • Assinatura do empregado.
  • Nome do empregador.
  • Citar motivos

Aviso prévio

Você deve adicionar se gostaria de trabalhar o aviso prévio ou não na carta de demissão. Recomendamos isso pois é um documento oficial que atesta o trabalho realizado. Também é ideal que descreva se não quiser realizar o período de aviso prévio.

Motivo pela renuncia

Recomendamos que descreva o motivo da renuncia de maneira profissional na carta, portanto, evite apontar culpados ou ofender colegas na carta de demissão. Tente ser o mais profissional possível.

Por exemplo, caso você tenha problema com seus amigos de trabalho, indique que você já não se sente identificado com o ambiente, e precisa buscar por novas oportunidades em outras empresas.

Se você tem problemas de relacionamento com seu chefe, pode indicar que você não se identifica com a cultura empresarial, portanto, gostaria de ampliar seus horizontes e buscar uma nova oportunidade em outra empresa.

Evite usar palavras que denigrem a empresa, por pior que seja seu motivo de sair, mas tente explicar cordialmente quais suas razões, para que a empresa possa tentar melhorar, para que outros funcionários não venham a se demitir pelo mesmo motivo.

Carta de demissão e envelope

Foto por Kate Macate

Modelos de carta de demissão

É indicado que você escreva sua própria carta de renuncia, pois o ideal é que sua história e sinceridade possam te deixar portas abertas para outras oportunidades dentro da empresa. Além disso, não se sabe se alguém da sua empresa utilizou o mesmo modelo para se demitir anteriormente.

Portanto, recomendamos que você não copie os modelos a seguir, ao invés disso, crie sua própria carta de demissão baseando-se na sua experiência na empresa.

Modelo com aviso prévio

Recomendamos que modifique os modelos para que se se tornem mais naturais e encaixem com sua personalidade e histórico de trabalho.

À NOME DA EMPRESA

 

Prezado(s),

Venho por meio desta apresentar minha renuncia do cargo NOME DO CARGO que ocupo desde DATA DE ADMISSÃO e minha disposição em cumprir o aviso prévio. 

Antes de tudo, gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer toda a consideração e cordialidade oferecida pela direção e pelos meus colegas de equipe. 

Por motivos de INDICAR MOTIVOS não serei capaz de prosseguir os serviços como INDICAR CARGO, no entanto, me sinto privilegiado(a) por ter contribuído para o crescimento da mesma.

Os motivos que me levaram a pedir demissão são RESUMIR OS MOTIVOS. Espero que possamos trabalhar novamente juntos em novas parcerias em futuras oportunidades.

Atenciosamente,

 

CIDADE , DIA de MÊS de ANO.

 

 

ASSINATURA DO EMPREGADO
_______________________________
NOME DO EMPREGADO POR EXTENSO

Modelo sem aviso prévio

Ao indicar que não poderá realizar o aviso prévio, lembre-se de explicar cordialmente as razões pelas quais você não poderá cumprir o mesmo.

À NOME DA EMPRESA

Prezado(s),

Venho por meio desta apresentar minha renuncia do cargo NOME DO CARGO que ocupo desde DATA DE ADMISSÃO e minha disposição em não cumprir o aviso prévio. 

Antes de tudo, gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer toda a consideração e cordialidade oferecida pela direção e pelos meus colegas de equipe. 

Por motivos de INDICAR MOTIVOS DA DEMISSÃO não serei capaz de prosseguir os serviços como INDICAR CARGO assim como não conseguirei realizar o aviso prévio devido à INDICAR MOTIVO PELOS QUAIS NÃO CUMPRIRÁ AVISO PRÉVIO

No entanto, me sinto privilegiado(a) por ter contribuído para o crescimento da empresa, assim como ela contribuiu para meu crescimento profissional e pessoal.

Espero que possamos trabalhar novamente juntos em novas parcerias em futuras oportunidades.

Atenciosamente,

CIDADE , DIA de MÊS de ANO.

ASSINATURA DO EMPREGADO

_______________________________
NOME DO EMPREGADO POR EXTENSO

Carta de demissão: Papel e caneta

Foto por Kelly Sikkema

Ao entregar a carta

Após avisar sobre sua renuncia ao responsável do departamento em que você trabalha, ele indicará como funciona o processo na sua empresa. Normalmente ele pedirá para que a carta de demissão seja entregue no departamento de Recursos Humanos e os mesmos vão prosseguir te auxiliando no processo.

Você provavelmente deverá assinar o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, e o departamento de Recursos Humanos vai te explicar como proceder de acordo com as normas descritas na CLT.

Lembre-se que ao solicitar a demissão voluntária, o trabalhador perde diversos tipos de direitos, assim como o seguro desemprego. Assim como não realizar o aviso prévio significa um desconto no valor total da rescisão.

O valor recebido será:

  • Salário equivalente ao trabalhado.
  • 13° salário proporcional ao período trabalhado.
  • Valor equivalente as férias vencidas.
  • Valor proporcional das férias proporcionais ainda não gozadas.

O que o trabalhador não receberá:

  • 40% multa por dispensa sem justa causa do FGTS.
  • Seguro desemprego.
  • Possibilidade de sacar dinheiro do FGTS.

 

 

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!