Carta de recomendação profissional: Como funciona e modelos

Ao buscar uma nova oportunidade, muitas vezes nos deparamos com a necessidade de enviar uma carta de recomendação. Com isso, nos surgem dúvidas sobre aonde conseguir esse documento e como funciona para solicitar-lo.

A carta de recomendação é uma ótima oportunidade para se surpreender com feedbacks positivos sobre seu trabalho, e também é uma oportunidade de reconhecer o trabalho de alguém que se esforçou bastante. Portanto, independentemente se você escreve a carta ou se recebe, é uma ótima oportunidade para repensar sobre sua experiência profissional e agregar valor ao seu próprio conhecimento.

Mulher escrevendo carta de recomendação

Foto por Cathryn Lavery

Solicitar uma carta de recomendação

Ter uma carta de recomendação é mais importante para buscar um novo emprego do que se imagina, afinal, quando solicitada é tão importante quanto o próprio currículo.

Ela não é tão corriqueira no Brasil, porem, em outros países ela pode ser essencial.  Além disso, ela também é solicitada para ingresso em universidades internacionais

A quem solicitar

A carta de recomendação deve ser realizada por algum profissional experiente no ramo que já trabalhou com você, por isso, é muito comum ser solicitada à ex chefes, diretores ou gerentes.  Também é possível solicitar à ex colegas de trabalho, porem, o impacto não é o mesmo que vindo de um chefe ou diretor.

1. Solicite para alguém que te conheça: Não adianta solicitar à uma pessoa que não conhece seu trabalho e não sabe qual foi seu desenvolvimento na empresa. O ideal é uma pessoa que tenha acompanhado seu desempenho profissional e que saiba avaliar quais foram seus pontos positivos na empresa.

2. Pergunte se a pessoa quer fazer a carta: Ao solicitar a carta de recomendação, lembre-se que ninguém é obrigado fazer-la, portanto, pergunte à pessoa se ela gostaria de te ajudar ou não. Se ela se negar, não se preocupe, você só precisa pedir à outra pessoa. Com certeza você se surpreenderá nesse aspecto, pois vai notar que muitas pessoas adoram ajudar.

3. Talvez a pessoa não saiba escrever uma carta de recomendação: Nesse caso, você pode enviar à pessoa modelos, matérias e explicativos sobre como escrever-la. Além disso, você mesmo pode lembrar a pessoa sobre trabalhos executados, aptidões e serviços prestados. Você também pode auxiliar com uma cópia do seu currículo pois é seu histórico de trabalho.

Maquina de escrever

Foto por Julienne Erika Alviar

Fazer uma carta de recomendação

Caso algum funcionário ou colega tenha te solicitado uma carta de recomendação, sinta-se honrado por um funcionário valorizar sua opinião sobre ele, assim como outras empresas ou universidades. Tenha orgulho e reconheça a importância e impacto desse documento na vida do seu funcionário.

Vamos explicar como escrever uma boa carta de recomendação nos passos a seguir.

Quais informações deve conter para uma carta profissional?

  • Qual o cargo exercido na empresa.
  • Por quanto tempo o profissional trabalhou na empresa.
  • Quais principais funções.
  • Qual o diferencial do empregado nas funções propostas.
  • Qual o desempenho do profissional.
  • Quais qualidades profissionais do empregado.
  • O que o empregado pode agregar em outra empresa, ou seja, por que uma empresa deveria contratar-lo.

Quais informações deve conter para uma carta estudantil?

  • Qual curso/matéria o estudante realizou.
  • Como foi seu desempenho na matéria.
  • O que faz o estudante se destacar na classe.
  • Por que uma universidade/curso deveria aceitar-lo como aluno?
  • O que ele pode agregar na universidade/escola.

Lembre-se que uma empresa ou universidade chamará os alunos em que ela interpretar que vão agregar mais valor à instituição, portanto, é essencial que você escreva os potenciais do aluno/empregado na carta de apresentação.

Para efetivamente ajudar o solicitante, recomendamos que não copie exemplos de cartas de recomendações online, pois imagine que o solicitante provavelmente receberá várias cartas pautadas no mesmo modelo. O ideal é diferenciar o conteúdo da carta, apresentando-a da forma mais original possível.

Dicas:

  • Selecione atividades realizadas durante um certo período e avalie o desempenho do candidato durante a solução desses.
  • Peça o currículo do candidato, mesmo que seja para uma oportunidade escolar. Conhecer a vida profissional do participante é importante pois você pode avaliar os cursos e trabalhos já realizados e compreender o potencial do mesmo.
  • Lembre-se dos momentos de crises passados e qual foi a solução empregada pelo candidato para resolver a crise.
  • Faça uma lista de características que você admira em algum empregado ou aluno e marque as que você encontra no candidato em questão.

Exemplos

De todas as formas, ainda é meio abstrato como realizar uma carta de recomendação, não é mesmo? Por isso vamos mostra um modelo de carta de recomendação.

No entanto, lembre-se de modificar-lo para a utilização, pois não queremos o risco de 5 candidatos utilizando a mesma carta, não é mesmo?

Prezado(a) /Caro(a) (Nome do responsável pela contratação),

Tive o prazer de ter o (candidato e número de CPF) como membro da minha equipe na empresa (nome da empresa) por (quantidade de tempo).

Trabalhamos juntos em diversos projetos e sua capacidade de adaptação à adversidade me surpreendeu.

(Nome do candidato) se mostra extremamente capaz na realização de (citar um projeto). É notável seu empenho e  competência para ao utilizar (citar alguma habilidade, como: liderança) para solucionar de diversos tipos de problemas.

O (nome do candidato) nos trouxe muitos benefícios e conhecimentos, pois tem formação em (formação ou curso especifico) o que nos ajudou a solucionar (citar situações).

Acreditamos que ele conseguirá agregar valor suficiente à (citar nome da instituição) assim como agregou à minha, de forma que recomendamos vivamente a contratação de (nome do candidato).

Atenciosamente,

(Seu nome) 

 

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!