Novos Empreendedores: Cosmotrama Superstudio

Muitos desenhistas sonham em fazer do desenho seu emprego remoto full-time, no entanto, sabemos que muitas vezes são impedidos de viver essa realidade, por desconhecimento do mercado de trabalho ou até mesmo pela própria pressão da vida.

Porém, nem sempre criar um currículo e participar de entrevistas para multinacionais gigantes é o futuro que alguém almeja para sua própria vida.

Então, se você é um desenhista esforçado e nato, e deseja ter sucesso nesse nicho, se inspire com a história do Cosmotrama Superstudio. No final, explicamos como fazer para participar do estúdio.

 

 

O sonho de qualquer desenhista: Cosmotrama Superstudio

O Cosmotrama Superstudio é um estúdio de arte virtual que promove desde 2016 novos desenhistas brasileiros que visam entrar no mercado de trabalho internacional, tendo como objetivo vender as obras de arte para colecionadores e fãs de quadrinhos.

Visando seu sucesso profissional e pessoal, conversamos com o Bruno Cosmo, o idealizador do estúdio Cosmotrama, para que ele nos conte como funciona o projeto e como qualquer desenhista pode participar.

 

Da onde veio a inspiração para o Cosmotrama?

Bruno: Como todo desenhista sempre sonhei em trabalhar na indústria de história em quadrinhos, estudei desenho por anos e tive algumas oportunidades no mercado exterior, porém a alta demanda com prazos muito curtos me fez distanciar dos desenhos como narrativa de quadrinhos.

Por isso, resolvi focar em ilustrações com os personagens mais famosos dos quadrinhos com uma arte produzida com mais calma e mais detalhes sem tanta correria que o mercado exige, porém com grande qualidade estética. Daí nasceu o Estúdio Cosmotrama.

A inspiração para a criação do Estúdio Cosmotrama veio a partir da ideia de que, se eu podia vender os meus próprios trabalhos como desenhista profissional, por quê não poderia vender de outros artistas que tinham mais dificuldade na comunicação em outros idiomas ou não queriam ter as dores de cabeça dos trâmites burocráticos com mercado internacional?

 

Como você percebeu que havia oportunidade nesse nicho de mercado?

Bruno: Logo quando comecei a trabalhar como desenhista, tive conhecimento de outros estúdios e alguns amigos que já comercializavam trabalhos para colecionadores e fãs de quadrinhos que compram artes originais.

A certeza veio com a ajuda da era digital onde conseguimos manter uma comunicação fluida com compradores de todo o mundo em questão de segundos, encontramos fóruns especializados no ramo, grupos de redes sociais e sites com clientes ostentando suas aquisições de arte original produzidas em grande parte em nosso país.

 

Como você se organizou e traçou um plano para começar seus negócios?

Bruno: Esse processo demorou cerca de 10 anos, esse foi o tempo em que eu adquiri experiência como artista, desenhista e como vendedor, neste período trabalhei em várias áreas ligadas ao comércio e aos poucos fui imaginando como seria trabalhar com uma equipe de profissionais da arte.

O grande empurrão para o começo do estúdio foi ao conhecer minha esposa, Flávia Trama, administradora de empresas que também sempre sonhou em trabalhar com algo ligado a arte, juntamos as forças e a coragem para tirar o projeto do papel e com o conhecimento de ambos para começarmos as primeiras vendas.

 

Qual foi o papel do Marketing e ferramentas digitais para você conseguir alcançar o sucesso? Quais ferramentas você utilizou?

Bruno: Sem dúvida, as redes sociais mais comuns como Instagram e Facebook, foram as ferramentas principais para nossa divulgação tanto no começo como até hoje.

Utilizamos da criatividade com fotografias divertidas e atraentes e impulsionamos as vendas e promoções de nosso estúdio.

 

Qual sua dica para quem quer começar a trabalhar nessa área?

Bruno: Estudem não só o desenho e suas técnicas, mas também o estilo e os temas que o mercado internacional procura e investe.

As possibilidades são infinitas para com o auxílio da tecnologia e do alcance global com a internet, observem os  desenhistas profissionais de sucesso e tentem se inspirar em grandes artistas atuais e também do passado.

Tenham uma boa comunicação e apresentação dos seus trabalhos, controlem a ansiedade e a ambição que esse mercado causa.

 

Mais alguma coisa que você gostaria de falar para encorajar as pessoas a começarem seu próprio negócio?

Bruno: Por mais assustador que seja começar nosso próprio negócio, posso dizer que vale a pena todo o esforço e alguns sacrifícios.

Estudem os diferentes desenhistas e suas técnicas de venda, estudem os mercados e os segmentos, fiquem atentos às possibilidades que surgem em nossa rotina, sempre busquem se informar do que está em alta no momento ou na região.

Uma vez que você não se vê mais como empregado e começa a empregar, você se sente motivado pelas oportunidades que se abrem tanto para nós como empreendedores como para nossa equipe.

É onde nós deixamos de correr atrás para correr na frente, sendo líderes e responsáveis pela nosso próprio progresso.

Sempre haverão dificuldades em qualquer tipo de trabalho, mas a gratificação por acompanhar o crescimento e o sucesso de algo que você mesmo criou é uma sensação única e não há palavras para explicar como o trabalho pode se tornar combustível para nossa vida profissional e pessoal, trazendo motivações e ideias novas para estarmos sempre criando algo novo, pois todo mercado muda e se atualiza, e se nos acomodarmos, ficaremos para trás.

 

Como participar do seu projeto?

Periodicamente fazemos seleções para novos artistas através das redes sociais.

Pedimos algumas amostras do estilo e uma breve descrição do perfil do artista por e-mail.

Os inscritos que são aprovados participam de nosso grupo de trabalho onde são orientados aos processos iniciais de produção.

Já somos no total 303 artistas, a maioria mora no Brasil, porém, temos artistas nos Estados Unidos e na Europa também.

Para entrar em contato com o Estúdio Cosmotrama, veja suas redes sociais abaixo:

 

Facebook - logo https://www.facebook.com/Cosmotrama.studios/
Instagram - logo https://www.instagram.com/cosmotrama.studio/

 

Perfil de alguns dos desenhistas que trabalham com o estúdio

 

Andressa Gohan

Materiais favoritos: aquarela e marcadores

Carreira e ocupações: policial militar e artista

Outros interesses: cozinhar, academia, escrever e caminhar pela praia

Frase: “Não desista, vá em frente, sempre haverá uma chance de encontrar algo maravilhoso”

cosmotrama - perfil do artista - andressa gohan - materiais favoritos: aquarela e marcadores. Carrera e ocupações: policial militar e artista. Outros interesses: cozinhar, academia, escrever e caminhar pela praia

Edson Eike

Materiais favoritos: Lápis de cor, nanquim e marcadores .

Carreira e ocupações: Gerente de elenco de voz para filmes, séries e vídeo games.

Outros interesses: HQ, mangás e filmes.

Frase: “Persiga e acredite nos seus sonhos até que eles se tornem realidade”

 

 

Giovana Marim

Materiais favoritos: Aquarela e lápis de cor.

Carreira e ocupações: Escrivã e tatuadora.

Outros interesses: Leitura, natação e jogos.

Frase: “Não pare até que você esteja orgulhoso de si mesmo!”

Josh Cruz

Materiais favoritos: Tinta acrílica, marcadores e lápis.

Carreira e ocupações: Artista.

Outros interesses: Esporte, música, filmes e animes.

Frase: “Seja criativo e construa seu próprio estilo!”

Tamie Gadelha

Materiais favoritos: Aquarela, tinta acrílica e lápis.

Carreira e ocupações: Artista e escultor.

Outros interesses: Jogos, RPG e Yakisoba.

Frase: “Às vezes você vende, às vezes você perde: aprenda dos dois.”

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!