Currículo: Montando seu Currículo em inglês

Você precisa escrever seu currículo em inglês para uma oportunidade de trabalho imperdível? Nós vamos te ajudar a cumprir esse objetivo!

Ao começar sua jornada em busca de novas oportunidades, sobretudo buscando vagas freelances e home office, eventualmente você será solicitado para enviar um currículo em inglês, porem, nem sempre é claro como deve ser escrito.

Abaixo escreveremos algumas divas sobre como montar seu currículo em inglês.

currículo em inglês - profissionais escolhendo perfil de candidato

Como montar seu currículo em inglês

Abaixo vamos explicar novamente sobre como montar seu currículo em inglês, no entanto, frisaremos alguns detalhes que serão de muita importância quando você for adaptar-lo à outro idioma.

Lembre-se sempre que o currículo deve ser entregue em .PDF e não em arquivo Word. 

Dados pessoais

Será necessário escrever seu nome completoidadeestado civiltelefonee-mailendereço e Linkedin.

Nome completo: se o seu nome for muito extenso e seja necessário abreviar-lo, verifique como funciona a abreviação de nomes no país para qual você enviará o currículo em inglês. Pois dependendo do país a ordem do sobrenome é importante na hora de criação dos seus dados de contrato e acessos à empresa.

Telefone: não se esqueça de colocar o número completo do seu telefone, ou seja, código de área e de estado. Por exemplo, no Brasil utilizamos “+55” mais o código do estado.

Formação acadêmica

Nessa área você detalhará todos os estudos que foram realizados, de maneira que o mais recente esteja em primeiro lugar.

Não é obrigatório colocar um resumo sobre as matérias ou conteúdo do curso em seu currículo em inglês, porem, isso é realmente algo interessante no seu currículo, pois é uma maneira de apresentar seus conhecimentos.

Nessa área é interessante colocar quais são as datas de início e término. Caso ainda não tenha terminado de cursar, você pode utilizar o termo “Nowdays” para designar que ainda o curso ainda esta em processo.

Abaixo deixaremos um exemplo, note como a descrição do curso é muito concisa e resumida, explicando apenas quais são as ferramentas que foram explicadas durante o curso.

Por exemplo:

Fullstack (02-2019 / nowadays)

During the course, I’ve learned about HTML5, CSS, JavaScript, Git, Flexbox, Heroku, Canvas, Protocolo HTTP, APIs REST, Node.js, Express, MySQL, and Docker.

Escola do Programador (São Paulo – Brazil)

curriculo em inglês - perfil de candidato a trabalho, ilustração

Experiências posteriores

Talvez essa seja a parte mais desafiadora na hora de realizar um currículo em inglês, aqui você deverá pensar em quais funções você realizou nos seus trabalhos anteriores e focar nos conhecimentos que podem ser relevantes à empresa que você esta interessado.

Não copie informações ou descrição de trabalhos na internet, também é interessante que você escreva quais foram os achievements que você alcançou durante seu trabalho.

Key Achievements

Para escrever os objetivos que foram alcançados, você poderá utilizar a formula chamada “What? / So what?” aonde basicamente você se pergunta “What did I do?” e logo, responde a essa pergunta com “So what?”.

Por exemplo:

What did I do? So what?

I designed an inventory application

So what?

So we could save time and money, as we didn’t need to search manually anymore.

A partir dessas frases, você poderá elaborar resumos sobre as suas atividades diárias e assim completar seu currículo de maneira prática e rápida. Porem, é necessário lembrar que nem todas as atividades que são realizadas devem ser listadas no seu currículo em inglês, apenas as que contribuam com um impacto positivo à sua candidatura.

Key responsabilities

Para descrever as responsabilidades que foram cumpridas durante o serviço prestado nas empresas anteriores, você precisará ser objetivo, pois será preciso focar apenas nas atividades mais importantes e mais impactantes no seu currículo em inglês.

  • Candidatos sem experiências anteriores: Será necessário descrever qualquer atividade ou experiência que possa vir a ser interessante, como projetos, programas voluntários, papéis em grêmios escolares, etc.
  • De um à 5 anos de experiência: profissionais de nível júnior devem listar todas as experiências de trabalho que foram relevantes até o período, também podem ser adicionadas trabalhos voluntários, freelance, posições temporárias, etc.
  • Sênior ou superiores: No caso de possuir uma posição sênior, será necessário adicionar as posições que foram mais importantes e significativas durante a sua carreira, especialmente se houve algum avanço concreto durante alguma dessas posições.

Cursos adicionais ou idiomas

Caso você tenha conhecimentos adicionais como um curso curto ou um idioma, você pode adicionar-los nessa área. Recomendamos não mentir sobre proficiência em idiomas, pois as suas habilidades podem ser testadas durante a entrevista.

Montar seu currículo online

Existem sites que disponibilizam design de modelos online, dessa forma, você só precisa editar as informações neles contidos.

Visual CV: É possível fazer o design do seu currículo através desse site, ele é uma opção muito completa para quem quer um currículo com um bom design.

EhancvÉ uma ótima opção para a construção do seu currículo, basta fazer uma conta no site e escolher o melhor modelo para montar seu currículo em inglês.
OnlineCV: Esse site é online e gratuito, porem, os modelos são bem simples sem muito investimento no design.

Resume.io

Resume.io: É possível vincular sua conta Linkedin com o resume.io para que suas informações sejam reinscritas em forma de currículo. É uma ferramente bem fácil e prática.

zety curriculos online

Zety: é uma ferramenta online para montar currículos que está disponível também em português.

Com essas ferramentas seu currículo será visto e avaliado de forma muito mais profissional, pois se destacará em relação aos outros profissionais. Quanto mais legível e de fácil compreensão é seu currículo, mais probabilidades de ser chamado para uma entrevista.

 

 

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!