Currículo: Montando seu Currículo

A primeira parte da jornada em busca de um emprego é escrever um bom currículo, afinal, ele será a representação das suas experiências e do seu valor. Por isso é indispensável ter muita atenção ao montar seu currículo, de forma que ele reflita os valores que você acreditam que estão corretos.

Como montar seu currículo

Informações necessárias

Abaixo vamos explicar que tipo e informações são necessárias em um currículo e porquê, mas preste atenção pois dependendo da vaga para qual você se candidatará, você deverá adicionar mais ou menos informações.

Lembre-se sempre que o currículo deve ser entregue em .PDF e não em arquivo Word. 

Dados pessoais

Será necessário escrever seu nome completo, idade, estado civil, telefone, e-mail, endereço e linkedin.

Formação acadêmica

Nessa área você deve detalhar todos os estudos realizados. É necessário escrever o nome da escola ou universidade, as datas nas quais você estudou ou se atualmente estuda ali e por fim o nome do curso realizado.

Experiência profissional

Será necessário escrever um resumo das atividades que você efetuava em trabalhos anteriores. É necessário pensar no que você pode atribuir de conhecimento à empresa que você esta se candidatando, por exemplo: se você trabalhava em call center você provavelmente esta acostumado(a) à lidar com ferramentas de assistência ao consumidor. Escreva o nome dessas ferramentas e detalhes que você tem experiência em atenção ao cliente por telefone, e-mail, etc.

Adicional

Caso você tenha algum curso complementar, que não tenha realizado na escola de ensino médio ou na universidade, você poderá descrever-lo nessa área. Nessa parte você também pode escrever sobre trabalhos voluntários realizados, ou intercâmbios realizados se for o caso.

Idiomas

Caso você tenha conhecimento de outros idiomas, escreva nessa parte. Recomendamos nunca mentir sobre a fluência em um idioma. Há muita gente que coloca fluência/básico em espanhol e são testados durante à entrevista. Se você não tiver o conhecimento de um idioma, não o coloque.

Porem, cuidado para não cair na armadilha do “eu não falo tão bem”. Se você se comunica , por mais que tenha dificuldades, mas compreende o idioma, não tenha medo de colocar seu nível correto do idioma no papel. Sotaques não é um problema durante entrevistas.

Brooke Cagle- Curriculo

Foto por Brooke Cagle

Primeiro emprego

Ninguém espera que para uma vaga júnior o candidato tenha experiências profissionais relevantes. Portanto, recomendamos que foque nas experiências de estudo que você tem e em uma boa apresentação.

Portanto, peça para alguém verificar se você escreveu corretamente o currículo, e foque em causar a melhor impressão possível durante à entrevista. Nós escrevemos essas dicas sobre entrevistas de emprego: Entrevista de emprego: 18 dicas que vão te ajudar.

Use seu tempo livre para aumentar o número de cursos no seu currículo, sempre que possível, existem várias plataformas de estudo online gratuitas como Udemy  e a própria Google.

Caso você tenha realizados trabalhos informais antes, como freelance por exemplo, não tenha medo de colocar no currículo. Toda experiência demonstra atitude e perseverança.

Devo colocar foto no meu currículo?

No Brasil não existe o costume de colocar foto no currículo, mas na maioria dos países esse costume é comum. Portanto se você estiver se candidatando para outro país, provavelmente será necessário adicionar uma foto.

Será necessário verificar com a empresa à qual você esta se candidatando se ela gostaria de receber um CV com foto ou não. Há algumas vagas que demandam fotografias antes da contratação, portanto, verifique.

Caso seja necessário a utilização de foto, lembre-se dessas dicas:

  • Tirar a foto em um ambiente luminoso
  • Escolha a foto com a melhor resolução
  • Evite decotes ou roupas muito chamativas, o ideal são roupas neutras
  • Você pode sorrir na foto, se se sentir confortável
  • A foto deve ser tirada de frente à você, não em diagonal, de cima pra baixo ou selfie
  • Mantenha profissionalismo

Design

Uma boa apresentação pode ser um diferencial para a vaga para qual você esta se candidatando. Por exemplo, fazer o currículo com as cores da empresa para qual você vai se candidatar é um diferencial apreciado, pois demonstra que você tem interesse na vaga e disponibilizou tempo para fazer algo especifico para a empresa.

Freepik - Curriculo

Foto por Freepik

Modelos de currículo online

Existem alguns sites que disponibilizam currículos onlines, nesse caso, você só precisa baixar ele e editar com as suas informações,ou inclusive fazer isso online.

 

Visual CV

Esse nos pareceu a melhor opção para gerador de currículos, pois a utilização do site é simples e esta em português. Além disso, ele oferece designs que são mais elaborados, causando assim uma melhor impressão na hora da entrega do seu currículo.

Ehancv

Oferece muitas opções de design e, assim como Visual Cv, oferece boas opções de design. Também é necessário fazer o login na ferramenta para conseguir utilizar-la. No entanto, a mesma esta em inglês, porem, é de fácil entendimento e simples de manusear.

 

OnlineCV

Site brasileiro com modelos de currículos onlines e gratuitos. É necessário fazer o login na página para montar seu currículo. Os modelos são simples, mas a parte boa é não ter que baixar nenhum programa para editar o CV, ele já estará pronto quando você baixar ele.

 

Resume.io

Resume.io

Esse site permite que você faça o login com o Facebook, Gmail ou Linkedin, escolher um dos modelos de  currículos e logo escrever suas informações e baixar-lo.  O site esta em inglês, no entanto ele é bem fácil de ser utilizado. Ele tem mais opções de modelos que o Online CV.

 

zety curriculos online

Zety

É muito parecido ao Resume.Io, oferece uma gama razoável de modelos de currículo para download gratuito, no entanto, assim como Resume.Io esta em inglês, e é necessário uma compreensão básica para poder utiliza-lo. De todas as formas, a utilização do mesmo é bastante simples .

 

Freepik

É um site que disponibiliza imagens, ilustrações, designs gratuitos para o download. Ao baixar um desses currículos, você o recebe em .ai ou .eps, ou seja, somente será possível abrir esses arquivos com Adobe Illustrator, Adobe Photoshop ou ferramentas aptas à vector.

 

Agora que você já sabe como montar seu currículo, porque não ler nossa matéria: Entrevista de emprego: 18 dicas que vão te ajudar?

Te desejamos boa sorte na sua busca!

 

 

2 Comments

  1. Heloise da Silva Ribeiro 12 de agosto de 2020
    • Marry Vieira 12 de agosto de 2020

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!