Data Entry – O que é e como ganhar dinheiro com isso

Você sabe o que é Data Entry? Vamos explicar em detalhes como funciona essa nova modalidade de trabalho e como ganhar em dólares trabalhando com isso.

Trabalhar com Data Entry é similar serviço que faria um digitador, o que pode incluir, por exemplo, copiar e colar informação de Word para Excel, digitar palavras para reconhecimento de programas, transcrição de áudio, digitar textos em fotos, etc.

Você sabe quais habilidades são necessárias para trabalhar com Data Entry? Leia e contaremos tudo o que você precisa saber!

Data Entry

O profissional especializado em Data Entry pode ser contratado como freelance ou até mesmo como empregado fixo. Ele exerce serviços de transcrição e digitação para empresas, por exemplo, uma empresa trabalhava com documentos escritos manualmente e agora precisa dessa documentação digitada contratará um especialista em Data Entry para digitar toda a informação.

Straight Data Entry

Esse tipo de serviço geralmente inclui a transferência de informação em forma de texto para uma outra base de dados. Por exemplo, redigitar documentos, nomes, endereços, números, relatórios, para um documento em uma base de dados especifica.

Isso significa que o profissional deverá ser capaz de escrever rapidamente e corretamente na linguagem necessária, além de possuir boas habilidades de digitação.

Transcript Data Entry

Esse tipo de serviço normalmente é prestado para médicos, advogados, ou profissionais muito específicos. Será necessário conhecimento avançado no idioma desejado, pois pode incluir palavras que são muito especificas.

Esse tipo de serviço pode ser, por exemplo, através de transcrição de áudio para televisão, de videos, de chamadas, etc. Por isso, é importante que o candidato possua fluência no idioma solicitado e um grau muito amplio de concentração, pois o serviço tende a ser realizado ao vivo.

Vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe o que faz esse profissional, podemos analisar quais são os prós e contras desse tipo de serviço. Primeiramente, uma das grandes vantagens desse nicho, é que muitas vezes não são necessárias outras virtudes além de saber digitar de forma rápida e com poucos erros.

Os projetos normalmente são flexíveis, ou seja, o empregado pode decidir seus horários de trabalho. Além disso, esse mercado está em constante movimento, pois cada vez mais empresas estão processando suas informações de forma digital, o que as faz externalizar esse trabalhando contratando empresas ou profissionais de data entry.

Além disso, esses projetos normalmente permitem o trabalho desde casa, e isso é uma boa vantagem para quem gostaria de trabalhar como freelancer ou através de home office.

Porem, nem tudo é ouro, pois é uma tarefa que pode ser muito física e mentalmente cansativa, além da necessidade de possuir uma mesa e cadeira confortável para conseguir trabalhar tranquilamente de forma não prejudicial à saúde.

Muitas pessoas tem dificuldade com esse tipo de serviço pois demanda muita concentração, para evitar erros de digitações ou erros de gramática e ortografia, por isso e outros motivos muitas pessoas não se adaptam à esse tipo de serviço.

Como me especializar

Como já explicamos anteriormente, normalmente não é solicitado nenhum tipo de formação especifica, no entanto, algumas habilidades são imprescindíveis para um bom profissional de Data Entry.

Digitação

Existem cursos de digitação que podem te ajudar à ser escolhido com mais facilidade no mercado, além disso, existem sites que medem sua capacidade e tempo de digitar que podem ser ótimos ajudantes durante seus estudos. Nesses testes são medidas as capacidades de digitação de PPM (Palavras Por Minuto) e TPM (Toques Por Minuto).

Um exemplo de uma boa plataforma para iniciar é a plataforma Curso de Digitação, essa possui além do curso de forma gratuita ou paga, um teste que pode te indicar como melhorar suas capacidades de digitação.

Data Entry - Curso de digitação

Softwares

Além da habilidade de digitar rápido com a menor quantidade de erros possíveis, o profissional deverá possuir conhecimentos sobre Microsoft Office, Open Office, Google Documents, Excel, ou qualquer outra ferramenta que será utilizada para transcrição de dados.

Para isso, é possível encontrar cursos gratuitos em plataformas online como Udemy, que podem te ensinar como utilizar essas ferramentas de forma prática.

logo Udemy

 

Como buscar trabalho

Agora que você já sabe as responsabilidades de um profissional de Data Entry, você pode começar a sua busca de trabalhos. Existem muitas empresas que são especializadas nesse tipo de serviço, separamos algumas que podem te ajudar:

 

campaign-creators-pypeCEaJeZY-unsplash

Foto por Campaign Creators

 

 

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!