Dinâmica de Grupo: 10 Dicas para a sua entrevista de emprego

Conseguiu a sua entrevista de emprego, contudo não sabe como se comportar em sua dinâmica de grupo?

Essa atividade, muito utilizadas nas empresas serve para analisar diversas questões sobre os entrevistados. Sendo elas:

  • Intelectualidade.
    Velocidade de raciocínio.
  • Facilidade de trabalhar em equipe.
  • Como a pessoa se porta em uma apresentação.
  • Maneira de pensar.

Enfim, serão infinitas possibilidade testadas na dinâmica de grupo que irá dizer se você combina com a vaga ou não.

Sendo assim considere que cada dinâmica de grupo é diferente, contudo a forma que você deverá se posicionar é sempre parecida.

Pensando nisso iremos te orientar para que você saiba como reagir a essa atividade tão temida.

O que é a dinâmica em grupo?

Uma dinâmica de grupo é uma atividade coletiva utilizada em entrevista de emprego. Nela, é proposto um problema, por exemplo:

  • A venda de um produto inusitado: Escova de dentes velha, um saco de batatas furado no fundo, CDs riscados.
  • A criação de um produto inovador e inusitado

Enfim, existem uma infinidade de testes que podem diferenciar dependendo da entrevista.

Essas atividades servem para testar os candidatos, colocando-os sobre pressão e vendo como reagiriam a rotina de trabalho.

Foto por Austin Distel- homens sentados em uma mesa conversando

Foto por Austin Distel

Dicas para você ir bem na Dinâmica de Grupo

Antes de mais nada saiba que aquilo é uma entrevista, portanto leve tudo com seriedade. Essa regra não se aplica somente a dinâmica de grupo, mas no decorrer de toda a entrevista.

Para saber mais sobre entrevista de emprego leia: “Entrevista de emprego: 18 dicas que vão te ajudar

Além disso considere as seguintes dicas:

1 – Pense na solução mais lógica para a dinâmica em grupo

A principal coisa que você deverá fazer é pensar na solução mais lógica possível. Seria muito fácil solucionar os problemas com planos surreais.

Sendo assim será considerado na dinâmica de grupo as “respostas” mais próximas da realidade. Tente até usar dados reais e se permitido pelo entrevistador pesquise na internet.

2 – Tente ser criativo

Depois que você ter a solução mais lógica, você deverá ir atrás de dar uma individualizada em seu produto. Sendo assim essa parte será o destaque, o diferencial da sua ideia.

Esta parte irá mostrar como você assume riscos e quanto conhecimento e criatividade você possuí. Contudo cuidado com exageros e ideias irrealistas.

3 – Escute seus companheiros de dinâmica de grupo

Na dinâmica de grupo você deverá trabalhar em equipe, o que não é muito fácil. Sendo assim, em poucos minutos você deverá organizar a ideia de todo mundo e elaborar um plano.

A melhor ideia será aquela que todos irão querer seguir. Caso ocorra alguma divergência de ideias, sugira uma votação. Desta forma tudo ficará mais justo e democrático.

4 – Evite dizer não aos companheiros de dinâmica de grupo

A palavra não pode trazer muitos problemas, principalmente em uma entrevista de emprego. Sendo assim evite utiliza-la e rodear as informações.

Por exemplo, se alguém der uma ideia que parece muito arriscada ou duvidosa, tente trazer um novo fator que a modifique. Desta forma reformulando e chegando em um melhor resultado.

Caso vocês precisem vender um produto sem utilidade, como uma escova de dentes velhas. Se alguém falar para utiliza-la para limpar um avião, sugira que ela pode ser usada para limpar sapatos.

Porem, isso não significa que você não pode discordar de outras idéias. Isso significa que você deve achar uma maneira eficiente de se comunicar com o seu grupo.

Se ponha no lugar da pessoa que deu a ideia que você discorda durante a dinâmica de grupo, qual seria a forma mais educada e eficiente de utilizar a situação ao seu favor?

5 – Discuta em como isso será apresentado

Além de achar a melhor solução, o resultado da dinâmica de grupo deverá ser apresentado na frente do entrevistador e outros grupos. Sendo assim vocês deverão debater sobre a apresentação.

Veja quem gosta ou tem mais facilidade em falar em publico e os que tem menos. Desta forma você saberá quem poderá falar mais e quem poderá falar menos.

Contudo mantendo a lógica de grupo e um ajudando e acrescentando a ideia do outro.

6 – Não fique desmotivado por seu grupo de dinâmica

Na dinâmica de grupo, os grupos são escolhidos aleatoriamente pelo instrutor. Sendo assim você pode cair com pessoas que não tenha gostado de primeira aparência.

Muitas pessoas, por essa desmotivação, acabam por desistirem da dinâmica de grupo. Assim complicando para todo o grupo e realizando um péssimo resultado.

Foto por Austin Distel - uma pessoa em pé explicando sobre a dinamica de grupo, enquanto outras pessoas sentadas escutam.

Foto por Austin Distel

7 – Não disperse em assuntos banais durante a dinâmica de grupo

Muitas pessoas são bastante sociáveis, assim trazendo a habilidade de fazer amigos. Sendo assim evite fugir muito do assunto na entrevista, principalmente na dinâmica de grupo.

Muitas pessoas, por fazerem isso, acabam perdendo tempo e entregando um resultado bastante não profissional.

Portanto, tenha bastante foco, e sempre traga a atenção de todos para a dinâmica em grupo.

8 – Seja racional

Neste momento você deverá ser racional, portanto não tenha sentimentos de orgulho, tristeza, raiva, etc. Portante tenha paciência e tente fazer tudo da forma mais lógica possível.

Assim você obterá resultados, e não terá seu orgulho ferido por sua ideia não ter sido escolhida ou coisas do tipo. Agarre todas as ideias com força, e tente melhora-las.

Lembre que isso é um teste, e a missão é fazer com que tudo dê certo.

9 – Cuidado com o linguajar

Na hora de apresentar o seu resultado, lembre-se de afirmar com seus companheiros de dinâmica de grupo o cuidado com linguajar.

Entre vocês tudo bem conversarem naturalmente, mas na apresentação tudo deve ser profissional. Sendo assim sem gírias, manias de linguagem e afins.

10 – Treine em casa antes da entrevista

É possível encontra em diversos sites, sobre todos os tipos de dinâmica de grupo. Além disso é muito comum a criação de sua própria dinâmica de grupo feita por empresas. Assim fica difícil saber qual vai cair na sua entrevista.

Contudo você pode treinar o seu pensamento rápido e maneira de resolver problemas. Para isso você pode procurar por diversas atividades.

Você poderá encontrar diversas dinâmicas de grupo para treinar clicando aqui.

Nem sempre o que será visto na dinâmica de grupo será o resultado final, e sim como isso foi discutido, montado e afins.

Desta forma, você deverá se preocupar com todas as etapas de forma igual, pois isso será avaliado.

Dedique-se a se dar bem com seus companheiros de dinâmica de grupo, a procurar a melhor resposta, mais lógica e próxima da realidade.

Na dinâmica de grupo você será avaliado não só por sua forma de pensar, mas a postura que você tem sobre isso. Portanto é interessante que você controle também o seu corpo e sua forma de se expressar.

Para saber mais sobre expressão corporal leia: Expressão Corporal e Facial: 14 dicas para sua Entrevista de Emprego.

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!