Entrevista de emprego: 18 dicas que vão te ajudar

É necessário se preparar para a entrevista de emprego, quanto mais preparado você estiver mais confiante e confortável você se sentirá durante a mesma. Vamos explicar as melhores praticas durante a entrevista de emprego que vão te ajudar para conseguir a vaga desejada. 

Caso você ainda não tenha um currículo pronto, leia antes: …..

Entrevista de emprego, dicas e como se preparar

1 – Roupas Adequadas

Cada empresa tem uma cultura empresarial, ou seja, suas crenças, hábitos e padrões. Algumas são mais formais (demandando o uso diário de terno e gravata para homens, por exemplo) outras são mais descontraídas, permitindo roupas casuais. 

Antes de escolher qual roupa utilizar, lembre-se de pesquisar sobre a empresa e entender qual o perfil de pessoas que ela procura. 

o mais importante da entrevista de emprego, é ser natural, pois sua naturalidade vai ser seu diferencial. Você, por si só, é uma pessoa única, e essa é sua melhor qualidade! Basta explorar-la de maneira eficiente. 

Para saber mais sobre roupas para entrevista de emprego leia: Entrevista de emprego: Roupas adequadas para entrevista de emprego.

2 – Postura Adequada

Cada empresa terá a sua norma, contudo a sua postura irá dizer muito de você. Sendo assim lembre-se sempre de ter uma postura ereta e firme. Isso irá trazer um ar de confiança e segurança procurado nos candidatos.

Sendo assim lembre-se de se educado e utilizar palavras como: Com licença, obrigado, por favor, agradeço, de nada, etc. Embora pareça bobo, sua educação irá dar uma ótima visão aos entrevistadores.

Já alinhe essa postura para utiliza-la assim que dobrar a esquina da empresa. Desta maneira você dificilmente fará coisas erradas ou se fizer saberá corrigir com educação e sinceridade.

Para saber mais sobre expressão corporal e facial leia: Entrevista de Emprego: 13 dicas sobre Expressão Corporal e Facial

3 – Não minta

Pode parecer bobo, mas essa dica é fundamental. Muitas vezes, com vergonha, ou por querer esconder suas falhas, você desejará mentir. Ao sentir essa vontade, reprima-a!

Falar a verdade sempre é a melhor escolha, pois a mentira tem perna curta. Assim, saiba que muitas pessoas são eliminadas por serem pegas na mentira.

Deste modo lembre-se sempre de pensar antes de responder, para que você não diga nada sem ter certeza. Assim você evita a mentira e será um candidato que demonstra que deseja responder tudo corretamente.

4 – Currículo

Sempre é necessário compreender o conteúdo do seu currículo, pois suas habilidades podem ser testadas durante a entrevista de emprego, portanto, indicamos que não minta para não passar vergonha. 

Estude seu currículo e imagine que perguntas interessantes um profissional te faria, compreenda suas experiencias profissionais, repasse mentalmente sua experiências em outras empresas e compreendas os pontos positivos e negativos da mesma. 

Para saber mais sobre como montar seu currículo, veja: Currículo: Montando seu Currículo

5 – Experiencia e perguntas frequentes

É comum que durante a entrevista de emprego perguntem sobre suas experiencias passadas, então, reflita bem os pontos positivos de ter trabalhado em outras empresas, e construa de forma otimista resposta para perguntas como “Você teve algum problema na outra empresa em que trabalhou?”

Todas essas respostas devem ser dadas de maneira otimista, de forma que demonstre seu interesse por aprender com experiencias passadas e evoluir. 

Um exemplo: “Por que você saiu da sua ultima empresa?”

Eu vejo que tenho potencial para crescimento, porém, a empresa em que trabalhava não poderia oferecer aquilo que desejo, portanto, optei por enviar meu currículo para sua empresa, a fim de conseguir uma entrevista de emprego. Pois afinal, vejo que oferecem mais das oportunidades que eu busco. 

Sempre mostre aquilo que você pode oferecer à empresa, não é arrogante falar sobre os desafios que cumpriu, e todas as coisas que você realizou até agora, principalmente na entrevista de emprego onde você falara basicamente sobre a sua historia. 

Outra pergunta comum é “Quais são seus defeitos?”

Normalmente respondem essa pergunta com “eu sou muito perfeccionista”, no entanto, isso pode atrapalhar durante a entrevista de emprego. O ideal é responder de maneira inteligente essa pergunta, de forma que você não sature um defeito, mas mostre como pode trabalhar consigo mesmo a fim de resolver algo. 

“As vezes eu pergunto muitas coisas aos meus colegas, muita gente vê isso como um defeito, eu vejo isso como possibilidades de aprendizado e crescimento profissional. Comunicação é a chave para qualquer tipo de serviço”

Demonstre como você pode crescer nas suas áreas fracas, porque é efetivamente isso o que você quer fazer, não é mesmo? Reflita bem e vai encontrar as respostas corretas. 

Para ler sobre perguntas feitas em entrevista de emprego, leia aqui Perguntas de entrevista: As 10 Perguntas mais comuns

6 – Não tenho experiencia profissional, e agora?

Não é necessário ter carteira assinada para entender ou ter experiencia em algum assunto. Por exemplo, se você se aplicar para a vaga de design, com certeza tem desenhos guardados que possa utilizar para criar seu portfólio.

Se você tiver feito algum cursinho, as experiencias de trabalhos dentro desses cursos também servirão como experiencia para conversar durante a entrevista de emprego

Falar sobre cursos profissionalizantes, sobre experiencias de “bicos” realizados também ajudam no processo. 

Brooke Cagle - Entrevista de emprego - mesa de trabalho

Foto por Brooke Cagle

7 – Conheça a empresa

Sempre saiba qual é a cultura da empresa que você esta se postulando, leia relatos de empregados no Glassdoor, algumas empresas colocam o processo de admissão no site delas.

Fazer isso irá lhe conceder mais alguns pontos para sua entrevista de emprego, portanto, não perca essa oportunidade!

Veja a historia da empresa e verdadeiramente pense POR QUE você quer trabalhar ali ( não apenas pelo salário, ache algum valor na empresa qual você se identifique)

Pergunta: “Por que você quer trabalhar nessa empresa?”

Responda quais valores da empresa você encontra em você mesmo. Por exemplo, se você acha que a empresa é JUSTA, ressalte isso nessa resposta. Se você acha que a empresa é visionária, ressalte esse aspecto quando for responder.

Isso irá impactar em sua entrevista de emprego e mostrar algo em comum entre você e a instituição para fortalecer essa parceria.

8 – Estude o local da entrevista de emprego

Antes de fazer a sua entrevista de emprego é interessante que você estude muito bem o local. Desta forma você evita atrasos ou imprevistos no seu caminho até a entrevista de emprego.

Além disso, saber o local da sua entrevista de emprego irá facilitar na hora de saber o horário de sair de casa. Lembrando que você deve chegar com no máximo 30 minutos de antecedências.

Esse fator é fundamental para que seja visto a importância que vocês está dando para a vaga. Sendo assim, lembre-se que você deverá sair de casa dando essa folga de 1 hora a 30 minutos.

Assim você poderá corrigir qualquer erro ou imprevisto que possa acontecer no trajeto. Desta forma utilize ferramentas como o Google Maps clicando aqui. Para te ajudar a encontrar o melhor caminho.

Ainda, se possível, vá no local dias antes da entrevistas para que você se acostume com o caminho que terá que fazer.

9 – Entrevista de emprego em grupo

Se essa é sua primeira entrevista de emprego, lembre-se que normalmente elas são realizadas de maneira grupal. Ou seja, você será entrevistado junto a pelo menos 5 pessoas no mesmo local. 

A primeira coisa que você deve entender é que você não deve se comparar à outras pessoas. Cada pessoa tem seu caminho de aprendizado e ele é igualmente importante, faça seu melhor por mais que acredite que não consiga a vaga de emprego, você sempre tem chances.

E claro, essa entrevista de emprego vai te servir de experiencia para as próximas, portanto, observe a resposta dos outros candidatos e aprenda com eles também, mas de forma a aprender e não se diminuir com isso.

10 – Dinâmica em grupo

É muito comum nessas entrevistas as dinâmicas em grupo. Nelas, os candidatos irão realizar uma atividade hipotética, onde os melhores terão maiores chances.

Esses testes servem para que você analise a lógica, resolução de conflitos, trabalho em equipe, habilidade de improvisação, etc. É para entender como aquelas pessoas irão se portar em um momento de dificuldade.

Sendo assim a dinâmica de grupo é uma das partes mais importantes, onde é interessante até que você estude e treine antes da entrevista de emprego.

Para mais perguntas feitas em entrevista de emprego, leia aqui Dinâmica de Grupo: 10 Dicas para a sua entrevista de emprego

11 – Faça perguntas

Como você já sabe muitas coisas sobre a empresa e o trabalho que você se aplicou, você já tem uma carga grande de informações e com certeza tem dúvidas sobre a empresa e processo, então… Faça perguntas. 

Dependendo da vaga, a primeira entrevista de emprego não é o momento exato para perguntar sobre horários e salários, portanto, foque em perguntar sobre o serviço em si, sobre as estrategias da empresa, sobre coisas que você pensou sobre a empresa que te deram curiosidade. 

Perguntas interessantes podem ser sobre como a empresa educa o cliente, como a empresa vende, como funcionam as estratégias da empresa. Mas tome cuidado para que não soe muito artificial.

Perguntar é importante pois demonstra que você estava prestando atenção nas explicações dadas pelo entrevistador, e que você tem interesse no serviço.

12 – Responda perguntas

Sempre responda perguntas de maneira otimista, quando for indicar algo que seria de cunho negativo, utilize isso ao seu favor, tornando suas dificuldades em suas amigas. 

Por exemplo, se você é indagado sobre porque a empresa deveria te dar uma chance já que você não tem experiencia profissional, Rebata indicando todo o conhecimento que você tem sobre o assunto, de maneira astuta, diga seus pontos positivos e que você esta disposto a aprender. 

Sempre demonstre sua intenção de aprender bem o serviço, e de trazer sua bagagem e experiência para a empresa. 

Para mais perguntas feitas em entrevista de emprego, leia aqui Perguntas de entrevista: As 10 Perguntas mais comuns

13 – Causar uma boa impressão

Cause uma boa impressão antes, durante e depois da entrevista. O que quero dizer é: trate com educação à todos durante seu processo, inclusive se você não for tão bem quanto espera, seja simpático com as pessoas, isso atrairá coisas boas para você. 

14 – Entrevista em inglês

Caso você tenha uma entrevista de emprego em inglês, é necessário se preparar com o vocabulário necessário antes de começar o processo. 

Em geral o processo de admissão do exterior é parecido com o brasileiro, portanto, não foge muito de tudo o que já explicamos a cima. 

Uma das maiores dificuldades é ter segurança das suas habilidades falando o idioma. Não se preocupe com isso, pois não é necessário falar como um nativo para conseguir se comunicar e ter nível suficiente para trabalhar com o idioma inglês.

A ideia de que você deve falar sem sotaque e de maneira perfeita é mitológica, basta buscar qualquer discurso de CEO’S de países que não tem inglês como língua principal que você entenderá, o importante não é falar perfeitamente, é conseguir expressar as ideias necessárias para manter uma comunicação efetiva.

Ninguém vai te julgar em uma entrevista de emprego se você não pronuncia nem o TH em “thought”, sendo possível entender o contexto, seu inglês é o suficiente. 

linkedin-sales-navigator - entrevista de emprego

Foto por Linkedin Sales Navigator

15 – Posso ir a entrevista acompanhado?

Trabalhar é sempre sinônimo de autonomia, portanto, o ideal é não ir acompanhado à entrevista de emprego, demonstrando assim autonomia. Se alguém for te acompanhar, peça que te espere no lado de fora da empresa. 

16 – Entrevista pelo Skype

Algumas empresas realizam o processo de entrevista de emprego pelo Skype antes do processo pessoal, ou inclusive,oferecem vagas home office, portanto, a entrevista de emprego é feita através do Skype de maneira online. 

Por mais que seja uma entrevista de emprego online, se arrume e organize o local aonde você fará a entrevista de emprego. Se certifique de sentir-se em um ambiente formal antes de começar o processo, e que ninguém vai ligar o liquidificador enquanto a entrevista de emprego estiver rolando. Mantenha a paz no ambiente, assim você vai ter menos distrações.

Assegure-se de sentir-se pronto para a entrevista antes do horário de realizar-la, e sempre leia as instruções enviadas por e-mail, as vezes há regras para testar-lo como “adicione esse contato 15 minutos antes da entrevista” isso significa que você deve adicionar exatamente 15 minutos antes, não 12, não 13, não 20 minutos. Leia e interprete bem o e-mail de convite antes da entrevista de emprego

Pergunte ao entrevistador se a entrevista de emprego terá vídeo ou não, e por mais que a entrevista não tenha vídeo, mantenha seu quarto arrumado, por si acaso for necessário ligar-la por algum motivo.

Evite ficar olhando para os lados durante a entrevista de emprego, ou colocando objetos que tapem o seu rosto. 

As vezes pode ser que o entrevistador solicite que sua webcam esteja ligada, mas a dele não esta, essa situação é incomoda, mas não demonstre estar inconforme com a situação, haja normalmente. 

17 – Jogos de lógica

Muitas empresas apostam em jogos de lógica ou jogos psicológicos na hora da contratação, por exemplo, algumas pedem para que você monte “seu pior pesadelo” em lego para uma avaliação psicológica, outras pedem para você descrever a casa dos seus sonhos. 

Esses testes vão indicar sobre sua criatividade, sobre sua adaptação a circunstancias, sobre sua habilidade de trabalhar em conjunto, seu raciocínio logico, etc. 

18 – Se divirta

O melhor conselho que podemos dar para a sua vida, é dizer que você se divirta. Aprenda muito durante a sua entrevista de emprego e se você cometer algum erro, não se culpe, aprenda com ele. 

Não há uma única pessoa que não tenha sido negada em entrevistas de emprego antes, todos estamos suscetíveis a isso, mas uma hora a gente aprende e acerta. 

Então, ao invés de fazer dessa experiencia algo traumático, se divirta e aprenda muito. 

Isso fará você estar relaxado durante o processo. 

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!