Expressão Corporal e Facial: 14 dicas para sua Entrevista de Emprego

Sua expressão corporal fala sobre você. Em menos de um segundo o cérebro já é capaz de raciocinar se vamos ou não confiar em alguma pessoa.

Em uma entrevista de emprego, muitas vezes nos sentimos pressionados de forma que transparecemos com nossa expressão corporal o medo e a insegurança que sentimos. Este problema pode nos prejudicar e por isso devemos ficar atentos.

Primeiramente, recomendamos que você interprete a entrevista como uma conversa natural com um ser humano. Assim você ficará bem mais relaxado e não transparecerá insegurança, logo, você consegue controlar sua expressão corporal.

Seja você mesmo e haja naturalmente, não tente forçar a utilização das nossas dicas, se não, você vai parecer uma pessoa artificial.

Recomendamos que leia, e lentamente leve essas dicas ao seu âmbito pessoal, ou seja, trate de se comunicar melhor como pessoa, não apenas em um ambiente de entrevista de emprego.

Essas estratégias e conhecimentos são aplicadas por lideres e palestrantes em todo o mundo para transparecer confiança e conquistar o público, portanto, são dicas preciosas que podem te ajudar em sua vida num todo.

Vai fazer uma entrevista e precisa de mais dicas? Leia: “Entrevista de emprego: 18 dicas que vão te ajudar”

Expressão Corporal

A forma com que você se porta é primordial na hora de buscar um emprego, porque ela comunica seus sentimentos, medos, aflições e desejos, portanto, devemos ser cautelosos com a expressão corporal.

Como transmitir confiança

1.Postura

Além de melhorar a sua saúde, manter a boa postura é uma maneira de demonstrar mais confiança e determinação.

Pessoas com postura mais ereta tendem a ser vistas como mais determinadas e dispostas, enquanto pessoas com postura mais encurvada dão a impressão de fragilidade e fraqueza.

Essa expressão corporal é bastante impactante e tem sua atenção reparada logo no começo da entrevista. Portanto atente-se.

Alguns estudos demonstram que pessoas com postura mais curva tendem a ser mais vitimas de roubos e assaltos, devido à imagem de fragilidade passada, portanto, recomendamos que comece a cuidar da sua postura o mais rápido possível.

2. Excesso de movimentos

Mexer no cabelo, movimentar muito as pernas, olhar para diversos lados, movimentar muito a cabeça… Todos esses gestos podem distrair o ouvinte da mensagem que deve ser passada.

Pensando nisso recomendamos que não faça movimentos repetitivos, e não se mova muito.

Christina Wocintechchat - Expressão corporal e facil entrevista de emprego

Foto por Christina Wocintechchat

3. Braços cruzados

Essa expressão corporal tem muitos significados, dependendo da forma em que você cruza os braços, ela pode denota desconforto, segurança ou desinteresse, por exemplo.

Portanto, quando vemos à um segurança com sua postura ereta, pensamos na intimidação à possíveis agressores, por exemplo.

Porem, as vezes é possível notar que os braços cruzados transparecem também insegurança e desconforto, principalmente quando fechados com força.

Recomendamos evitar essa expressão corporal em entrevistas de emprego, ao invés, você pode apoiar os braços relaxadamente sobre a mesa.

4. Pés juntos

Estar em pé, com os pés juntos te faz mais suscetível à quedas, portanto, demonstra instabilidade.

Recomendamos então que mantenha os pés mais abertos, aproximadamente na largura dos seus ombros. Fazendo isso, você transparecerá sua estabilidade e segurança.

5. Caminhar

A forma de caminhar também demonstra muito sobre sua auto estima, pessoas que caminham tensas, com passos curtos, transmitem insegurança, instabilidade e fragilidade.

Recomendamos que caminhe com passos naturais e braços em direção oposta a da sua perna, isso vai demonstrar sua estabilidade e confiança.

6. Esconder as mãos

Esta expressão corporal pode ser visto como um sinônimo para dúvida ou até mesmo um sinal de sonegação de algo.

Recomendamos deixar as mãos a mostra, de preferencia com as palmas à vista, pois isso demonstra honestidade.

7. Inclinar o corpo à frente

Quando responder perguntas, tente direcionar seus gestos de maneira otimista para o entrevistador, ou seja, inclinar o corpo um pouco à frente.  Isso demonstra interesse, enquanto que inclinar para trás demonstra medo, desprezo, desinteresse e arrogância.

8. Manias e cacoetes

Muitas pessoas possuem hábitos peculiares e únicos. Contudo, para outras pessoas, isso pode ser visto de forma não tão prazerosa.

Sendo assim, considere controlar um pouco essas manias para não impactar ninguém negativamente. Desta forma você mostrará domínio de sua expressão corporal e mente.

Dentre manias e cacoetes as mais comuns são, morder os lábios, tremer as pernas, mexer o cabelo, piscar rapidamente, dedo na boca, etc.

9. Aperto de mão

Um aperto de mão que demonstre confiança deve ser estável, de forma que não seja muito forte, mas também não seja frouxo. Os dedos devem agarram de maneira segura a mão da outra pessoa.

Cytonn Photography - Entrevista de emprego expressão corporal e facial

Foto por Cytonn Photography

Expressão facial

Assim como a expressão corporal, o que demonstramos com o rosto também pode ser lido e interpretado de diversas maneiras, portanto, para transmitir exatamente a informação que você quer passar, recomendamos que siga essas dicas:

9. Não demonstre medo

Normalmente vemos medo em arcar a sobrancelha e arregalar um pouco os olhos, assim também como uma pequena contração nos cantos da boca.

Evite expressões que podem ser consideradas amedrontadas, pois isso demonstra despreparo emocional para o cargo, portanto, não arqueia a sobrancelha, por exemplo.

10. Desprezo

Levantar apenas um lado da boca, pressionando o rosto em um lado. Essa expressão transmite desinteresse pelo que esta sendo falado, portanto, recomendamos que não “sorria” com apenas um lado da boca.

11.Sorrir

O sorriso reflete sociabilidade, confiança e agradabilidade, portanto, é um gesto que gera otimismo por parte do observador, portanto, sorria.

No entanto, tenha cuidado com sorrisos forçados, pois eles podem transparecer desconforto e mentira. Seja natural.

christina wocintechchat - expressão entrevista de emprego

Foto por Christina Wocintechchat

12.Contato visual

Não manter contato visual gera sensação de hesitação e indecisão, porém, o excesso de contato gera desconforto, portanto saiba reconhecer os limites.

Não há problema observar em outras direções, contato que não transpareça ar de desinteressado.

13.A direção do olhar

Cada direção olhada é interpretada como um sentido pelo entrevistador, portanto, reflita bem para onde você esta olhando enquanto esta participando da entrevista.

Olhar para o canto superior direito: esse tipo de olhar é interpretado como “pensativo”, ou seja, como quem esta lembrando de algo. Ele é o mais recomendado em entrevistas.

Olhar para a esquerdo: normalmente é associado à mentira, à imaginação e criação, portanto, tome cuidado ao olhar para a esquerda enquanto responde questões sobre seus estudos, trabalhos, etc, pois elas podem ser consideradas mentiras.

Olhar para baixo: trás a sensação de insegurança, tristeza e fraqueza emocional.

Conclusão

Tome cuidado com sua expressão corporal e facial ao fazer uma entrevista ou qualquer evento importante!

Ao fazer uma entrevista a missão do entrevistador é de saber quem você é. Sendo assim, qualquer mínimo sinal irá atribuir ao seu perfil.

Desta maneira é importante que você demonstre autocontrole de seus gestos e maneira de agir. Isso irá impactar totalmente em sua expressão corporal. Onde irá demonstrar quem você é, e a confiança que tem nisso.

Roupas para a entrevista

Assim como é importante a expressão corporal de forma clara e assertiva, também é necessário se vestir de maneira adequada à situação. Para isso, você vai precisar compreender qual é a cultura e cargo da empresa para qual você esta se candidatando.

Por exemplo: se você esta se candidatando para um cargo como advogado ou diretor, é indispensável o uso de terno e gravata para homens, e blazer e calça social para mulheres. Caso você esteja se candidatando para uma vaga júnior ou sênior, as vezes o ideal é se vestir de forma mais casual.

Quer mais informações? Leia: “Roupas para entrevista de emprego: Saiba como se vestir”

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!