Entrevista online: Como se preparar?

Ultimamente fazer uma entrevista online têm sido cada vez mais comuns, principalmente pelas mudanças ocasionadas pelo Covid-19 além da tecnologização dos meios de contato. Portanto é importante conversar sobre quais as diferenças entre uma entrevista pessoal e uma entrevista online.

Entrevista online

A entrevista online normalmente acontece com um horário fixo e será necessário utilizar alguma ferramenta que o empregador disponibilizará.

Uma das partes mais difíceis da entrevista online é conseguir se concentrar e olhar diretamente para o entrevistador. Por isso recomendamos que siga os passos a seguir:

Luz

Verifique a luz do local antes de começar a entrevista, é importante que o entrevistador possa te ver sem nenhum problema. Tome cuidado ao ficar em frente à uma janela, pois a luz será muito forte. Faça testes antes com a câmera do seu celular para verificar se a luz esta boa.

Volume

Tente sempre utilizar fones de ouvido, ou pelo menos, deixar algum próximo por se acaso for necessário. Lembre-se de tentar diminuir ruídos externos o máximo possível, para conseguir ter o máximo de privacidade durante a entrevista. Sons de cachorros, televisão, etc, podem ter influência negativa na sua entrevista.

Espaço

O espaço a seu redor será avaliado assim como você, portanto, recomendamos que arrume o ambiente no qual você fará a entrevista. Além disso, um ambiente organizado te deixará mais confortável para a entrevista.

Teste sua conexão

Antes da entrevista, tente sua conexão e verifique se ela esta funcionando adequadamente para a entrevista. Quanto antes você diagnosticar problemas com a sua conexão, mais garantida é que a empresa possa aceitar a troca de horário da entrevista.

Tudo o que você precisar

Deixe uma cópia do seu currículo, um fone de ouvido, um copo de água, papel e caneta. Tudo o que você for precisar durante a entrevista à mão. É importante raciocinar quais objetos serão necessários para que você faça anotações e se sinta a vontade.

entrevista online - espaço organizado

Foto por Ella Jardim

Roupas adequadas

Ainda estando no conforto da sua residência, recomendamos que utilize roupas que sejam formais e adequadas à entrevista. Além de passar uma impressão mais profissional ao entrevistador, Você também se sentirá mais confiante.

Roupas femininas

Recomendamos que sejam evitadas roupas com estampas fortes, excesso de bijuterias, decotes, roupas muito justas ou com ombros a mostra. Pois essas roupas não são aceitas dentro da estésica empresarial imposta socialmente.

Para mais informações e detalhes sobre roupas para entrevista, leia: Roupas para entrevista de emprego: Saiba como se vestir.

Amaro - Entrevista de emprego

Foto por Amaro

Foto por Amaro

Roupas masculinas

Recomendamos apostar nas roupas sociais, evitando estampas coloridas e chamativas ou camisetas de time de futebol. Gravatas são necessárias apenas para cargos mais empresariais ou senior, não para cargos junior. Jaqueta jeans e calças rasgadas, ou camiseta de bandas também não são aconselháveis.

Kaue Plus Size - Roupas para entrevista de emprego

Foto de Kaue Plus Size

Kaue Plus Size - Entrevista de emprego

Foto por Kaue Plus Size

Para mais informações e detalhes sobre roupas para entrevista, leia: Roupas para entrevista de emprego: Saiba como se vestir.

Expressão física e facial

O detalhe mais importante é como você se expressa fisicamente.

  • Mantenha o contato visual, por isso, olhe a câmera ao falar com o entrevistador;
  • Não demonstre interesse por outras coisas além do computador;
  • Mantenha a Câmera na altura ou a cima dos seus olhos, nunca abaixo;
  • Evitar deixar as mãos abaixo da mesa;

Recomendamos que leia:  Expressão Corporal e Facial: 14 dicas para sua Entrevista de Emprego.

Plugins e instaladores

Cada empresa trabalha com uma plataforma diferente, algumas com Hangouts ou Meets da Google, outras com Zoom, ou Skype.

Algumas dessas plataformas precisarão ser instaladas no seu computador antes da entrevista, portanto, recomendamos que realize um teste um ou dois dias antes da entrevista para verificar que tudo esteja funcionando de acordo com o plano, assim como 30 minutos antes da entrevista online também.

Fuso horário

É importante ter em conta qual o fuso horário do entrevistador, isso pode acarretar problemas para sua entrevista online, sobretudo se for uma entrevista internacional.

Recomendamos sempre verificar com cautela qual é o fuso horário em questão.

Foto por Dylan Ferreira - entrevista online

Eu verei o entrevistador?

Muitas vezes o entrevistador não declara se irá ou não ligar a câmera durante a entrevista, então é importante que você esteja preparado para essa situação.

Pode parecer um pouco incomodo fazer uma entrevista sem olhar para o entrevistador, para isso indicamos que foque seu olhar na câmera e tenha muita atenção em seus gestos. Evite demonstrar nervosismo durante a entrevista online.

Seja sincero

Essa atitude é fundamental, pois muitas pessoas tendem a mentir nas informações em seu currículo, por vergonha.

Ser sincero é a melhor escolha, pois você se sentirá mais confortável durante a entrevista online, sem nada a esconder.

Não tenho experiencia profissional, e agora?

Caso você não possua experiência profissional, tente focalizar nas suas melhores características desenvolvidas até o momento. Ou seja, se você estiver competindo para uma vaga de designer, você pode demonstrar seu interesse na matéria e utilizar  o polifólio que você montou até determinado momento.

Se você já trabalhou em outros projetos, como trabalhar para parentes ou amigos, esses dados também podem ser colocados no currículo como freelances.

Outros cursos e trabalhos também podem servir como experiencia para conversar durante a entrevista online.

 

Contrato

Dependendo da empresa, ela pode realizar contratos assinador digitalmente ou presencialmente.

Caso seja realizado de maneira virtual, será necessário conversar com o RH da empresa a fim de saber qual é a empresa responsável pelos contratos online. Normalmente o método é seguro, mas é bom verificar se a empresa de assinatura é confiável.

Abaixo deixamos algumas empresas que oferecem esse serviço:

clicksign logo

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!