Fazer faculdade ou não, eis a questão

Em qualquer período da nossa vida, podemos refletir sobre fazer faculdade ou investir em outras possibilidades como empreender ou tentar uma vaga em concurso público.

Por isso, recomendamos imaginar sua vida em terceira pessoa, como se ela fosse uma caixa e você a olhasse segurando-a com suas mãos e por diversos ângulos.

Teste Vocacional

Um teste vocacional pode te ajudar a escolher qual caminho seguir, porem, cada caminho pode se dividir em diversas possibilidades.

Por exemplo: você possui vocação para lidar com tecnologia, porem, você pode optar por diversas faculdades como ciência da computação, por exemplo, ou até mesmo um curso técnico de assistência.

Portanto, compreender sua vocação e seus pontos fortes não significa saber exatamente como alcançar seus objetivos, porem são boas ferramentas para chegar ao seu destino.

Ou seja, caso ainda não tenha ideia do que fazer com a sua vida, recomendamos que leia atentamente nossa matéria: Teste vocacional: O que fazer quando você não sabe pra onde ir?.

Nela recomendamos realizar uma lista de atividades que você é apto e gosta de realizar e outra com coisas que você odeia e não poderia experienciar diariamente.

Com essa lista em mãos,  você conseguirá observar desde uma terceira perspectiva qual foi seu caminho trilhado até agora, que é tão importante quanto o caminho que você percorrerá daqui a diante.

Assim, você saberá mais facilmente se fazer faculdade é realmente uma boa opção para você.

Foto por Tim Giuw - Fazer faculdade - menina de mochila de costas

Foto por Tim Giuw

Quando se deve escolher fazer faculdade

Há carreiras pelas quais realizar uma faculdade é inevitável, como medicina ou direito, porem, outras áreas nem tanto. Será necessário discernimento para conseguir raciocinar se sua área de atuação solicita universidade ou não.

Consultar profissionais

Para começar a observar isso, pergunte à seus conhecidos e amigos que trabalham na área que você escolheu. Caso não conheça alguém, existem fóruns como o Reddit ou Quora aonde você pode postar perguntas anonimamente.

Por exemplo, perguntar qual é o cotidiano de um tipo de profissional, ou qual faixa salarial, como esse profissional começou a carreira, etc.

Quanto mais conhecimento você possui sobre algo, com mais segurança caminha o próximo passo.

Saber sobre a atualização do mercado de trabalho

É interessante entender com que rapidez a área escolhida se atualiza, por exemplo, se sua intenção é ser programador, verifique se fazer a faculdade escolhida te ensinará sobre as ferramentas que são utilizadas no mercado atualmente.

É necessário entender com que frequência o curso se adapta ao mercado de trabalho, para saber se vale a pena fazer ele ou não.

Por exemplo, caso você queira se especializar em um tipo de programação especifica, como Phyton, realmente vale a pena fazer faculdade por 4 anos apenas para possuir um título?

Opinião das empresas

Faça uma pesquisa para verificar se as empresas da área escolhida solicitam que o profissional tenha um diploma especifico para faculdade, ou tecnólogo por exemplo.

Para isso você pode usar fóruns como o Reddit ou Quora ou até mesmo verificar no Glassdoor quais são os requisitos para ser contratado para determinada vaga.

Cursos curtos

Caso você saiba qual é a área que deseja atuar, porem não tem certeza do tempo que gostaria de investir nela, lembre-se que sempre é possível fazer cursos de curta duração.

Dessa forma você já terá uma introdução e saberá se vale a pena fazer faculdade na área ou não, afinal, a faculdade é um aglomerado de cursos pequenos certificados.

Foto por You X Ventures - professora dando aula em curso com post its na parede

Foto por You X Ventures

Curso Superior Tecnólogo

Nos últimos anos uma nova modalidade de curso foi apresentada ao público, os superiores tecnólogos que duram até 3 anos e são chamados de tecnólogos.

Esse diploma tem a mesma validade de um diploma normal, porem, nem todos os tipos de escola aceita a conclusão desse curso para a realização de uma pós graduação, por exemplo.

Portanto, antes de fazer faculdade, verifique qual opção é a mais rápida e atualizada para seu futuro, pois muitos desses cursos substituem uma graduação completa.

Contatos e Network

Muitos dizem que ao fazer faculdade você conhecerá pessoas que te impulsarão dentro da sua carreira, mas isso nem sempre é verdade.

É extremamente comum vermos pessoas formadas em uma área trabalhando em outra que não tem nenhuma relação com sua especialidade.

Fazer Networking ultimamente não é tão difícil como era antes, já existem plataformas como Bumble ou Linkedin que oferecem maneiras de começar sua rede de amigos profissionais pela internet.

Além disso, cursos curtos servem para conhecer novos profissionais com estilos de carreiras diferentes, que podem, inclusive estar mais adiantados que você no mercado de trabalho. Essa não deve ser a única razão para fazer faculdade.

Não há uma resposta concreta, mas é necessário caminhar

A unica maneira de saber se você deve fazer faculdade ou não, é pesquisando sobre a carreira que você se interessa e verificar se a mesma demanda a realização de uma universidade ou não.

Não há uma resposta fácil, mas lembre-se que você sempre poderá entrar em universidades públicas e privadas como ouvinte para observar aulas, caso você possua dúvidas se quer mesmo se matricular na instituição.

Porem, lembre-se sempre de nunca ficar parado em dúvida.

Enquanto você decide qual curso de faculdade vai fazer, ou até mesmo se vai cursar uma faculdade, se mantenha ocupado fazendo cursos que preencherão seu currículo.

Cursos de Inglês ou Espanhol são sempre requisitados dentro do mercado de trabalho e é um diferencial para a vida pessoal e profissional.

Durante o caminho, você vai conhecer pessoas e experienciar situações que vão te ajudar a compreender seu próprio caminho, se você deve fazer faculdade ou não.

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!