Como se organizar: Ferramentas para trabalhar em casa

A organização é primordial quando se trabalha home office ou freelance, por isso unimos dicas sobre ferramentas para trabalhar em casa que se tornaram essenciais.

Em 2020 muitas pessoas começaram a ter sua primeira experiência com o trabalho remoto, por isso, é importante conversar sobre quais são as ferramentas para trabalhar em casa de maneira organizada e simples.

Não importa se você é super experiente ou é a primeira vez que trabalha remotamente, trabalhar com organização te tornará mais produtivo e saber as ferramentas certas te tornam mais assertivo e rápido nas suas tarefas.

Continue lendo para saber quais são as ferramentas que podem ajudar você e seu time a terem uma organização e comunicação mais assertiva.

Ferramentas para trabalhar em casa

Abaixo listamos as melhores ferramentas para trabalhar em casa de 2020 para você utilizar com seu time. Separamos por tópicos e utilidades para facilitar que você encontre a ferramenta perfeita para seu projeto.

Comunicação do time

Não importa com o que e onde você trabalha, a comunicação sempre é essencial. Porem, uma das maiores dificuldades na vida de quem trabalha remotamente, é conseguir manter a conversa ativa, de forma que não se torne muito massante ou possua muito ruídos.

Muitos diriam que a solução para esse problema seria simplesmente enviar um e-mail, porem, quando é necessário uma comunicação mais rápida ou envolvendo outras pessoas, talvez essa não seja a ferramenta mais apropriada.

Abaixo detalharemos algumas ferramentas que podem ser interessantes para aplicar no seu cotidiano.

Ferramentas para trabalhar em casa : slack

 

Slack

O Slack é uma plataforma de chats que pode ser divididas em times e individuais. É uma das ferramentas para trabalhar em casa de comunicação mais utilizadas no mercado de trabalho hoje em dia, além de ser gratuita. Também é possível fazer chamadas, compartilhar arquivos, e fazer integração com Jira ou Google Calendar.

 

ferramentas para trabalhar em casa - chanty

Chanty

Chanty também é uma ferramenta de chats que pode ser divididas em times e chats individuais. Possui plano gratuito, é possível compartilhar arquivos, gifs, fazer chamadas de vídeo, etc.

 

Microsoft TeamsMicrosoft Teams

O Microsoft Teams é um organizador de times que envolve não apenas chats, mas também calendário, compartilhamento de arquivos , blocos de anotações, etc. O plano básico é gratuito, no entanto para usufruir de todas as qualidades do aplicativo, é necessário possuir a conexão com os outros aplicativos da Microsoft.

 

 

Apresentações e apresentações

Quando pensamos em trabalhar online, também pensamos em videos chamadas, reuniões virtuais e apresentações remotas, não é mesmo? Pois isso faz parte de trabalhar remotamente.

Google Hangours Web Chat

 

Google Hangouts

O Google Hangouts é chat permite chat individuais ou em grupo, mas tem como foco a possibilidade de realizar chamadas de vídeo e compartilhamento de tela. A ferramenta também possui plano gratuito

 

Zoom

Zoom

Recentemente uma das ferramentas para trabalhar em casa mais famosas é o Zoom, que permite video conferencias e apresentações. Chat em tempo real, gravação de vídeo, compartilhamento de tela, integração com calendário, enfim, várias opções muito úteis diariamente.

 

 

skype logo

Skype

Skype é uma das ferramentas mais utilizadas dentro de empresas, e você pode ter essa ferramenta de forma gratuita no seu computador. Ela permite realização de chats instantâneos, ligações e vídeo conferencias. É possível utilizar a ferramenta como um telefone virtual.

 

Ferramentas para gerenciamento de projetos

Já é um pouco complicado conseguir organizar nossas próprias tarefas, se você organiza um time, isso pode ser mais complicado ainda. Por isso algumas ferramentas para trabalhar em casa foram construídas para organizar a produtividade e gerenciar projetos e times, sem se importar com a distância entre os membros.

 

Asana

Asana

A asana permite a realização de quadros de to do list, calendário, assinalação de tarefas entre outras tarefas. Existe um plano básico gratuito para empresas pequenas, para mais opções também é possível efetuar o pagamento do mesmo.

 

trello

Trello

Trello é uma das ferramentas para trabalhar em casa mais utilizadas em todo o mundo. A ferramenta é gratuita, podendo ser estendida para Premium caso sejam necessárias mais utilidades. É possível fazer cartões, listas e check marks para acompanhar o processo, assim como assinalar tarefas para sua equipe também.

 

Airtable

Airtable

Airtable é uma ferramenta que divide o projeto em blocos e listas, nos quais podem ser adicionados checklists e outras atividades interessantes para organizar uma equipe.

 

Ferramentas para gerenciamento de tempo

Uma das coisas mais importantes hoje em dia, é saber gerenciar o tempo que temos para realizar tarefas. Por isso fizemos essa lista de ferramentas para trabalhar em casa gerenciando seus horários.

Por mais que seja um mito de que quem trabalha em casa não precisa se preocupar com o horário, os trabalhadores remotos são ainda mais ligados na questão do tempo que muitos outros trabalhadores.

É necessário entregar o projeto na hora para conseguir satisfazer seus clientes e organizar seu time. Alguns dos aplicativos que podem te ajudar são:

toggl

Toggl

Toggl é um organizador de tempo, ou seja, você adiciona quando começa uma tarefa e quando a termina, conseguindo assim organizar quanto tempo você utiliza em uma tarefa, ou trabalhando para um cliente especifico, etc.  O plano gratuito é limitado, mas é útil para equipes pequenas.

 

My HoursMy Hours

Essa aplicação de gerenciamento de tempo inclui contabilizador de horas e inclusive a possibilidade de tirar reportes e organizar orçamentos. Possui plano gratuito para pequenas e planos pagos para grandes empreendimentos.

 

 

ferramentas para trabalhar em casa - mulher organizando um board cheio de instruções e post its

Foto por Freepik

 

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!