Idiomas: Porque aprender inglês e espanhol é tão importante?

Aprender inglês, espanhol e mandarim hoje é um diferencial importante na hora de buscar um emprego, afinal, a comunicação é a coisa mais importante dentro de uma empresa.

Nesta matéria vamos focar apenas no estudo do inglês e do espanhol, que são as línguas mais próximas e com mais conteúdos para aprender pela internet.

Inglês

Quantas pessoas falam inglês?

Hoje em dia, cerca de 450 milhões de pessoas são nativas e falam inglês como língua principal, aproximadamente 500 milhões falam como segunda língua, sendo a terceira língua mais falada no mundo, perdendo apenas para Mandarim e Espanhol.

Países que tem como Inglês a língua oficial e materna

Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Dominica, Jamaica, Estados Unidos, Reino Unido, Granada, Guiana, Ilhas Cook, Irlanda, Nova Zelândia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, São Cristóvão e Nevis, Maurícia, Antígua e Barbuda.

Países que tem como segunda língua o inglês

África do Sul, Acrotíri e Deceleia, Alemanha, Anguilla, Áustria, Bermudas, Botswana, Camarões, Curaçao, Dinamarca, Fiji, Filipinas, Finlândia, Gâmbia , Gana, Gibraltar, Guam, Guernsey, Holanda, Hong Kong, Ilha de Natal, Ilha de Man, Ilha Norfolk, Ilhas Cayman, Ilhas Cocos, Ilhas Malvinas, Ilhas Marshall, Ilhas Pitcairn, Ilhas Salomão, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britanicas, Índia, Jersey, Kiribati, Lesoto, Libéria, Malawi, Malta, Marianas Setentrionais, Micronésia, Montserrat, Namíbia, Nauru, Nigéria, Niue, Noruega,Palau Papua-Nova Guiné, Paquistão, Porto Rico, Quênia, Ruanda, Samoa, Samoa Americana, Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, Santa Lúsia, Seicheles, Serra Leoa, São Martinho, Singapura, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Suécia, Tanzânia, Território Britânico do Oceano Índico, Tokelau, Tonga, Turcas e Caicos, Tuvalu, Uganda, Vanuatu, Zâmbia e Zimbabwe.


Imagem por Wikipédia
Mapa dos países que falam inglês - Foto por wikipédia

Espanhol

Quantas pessoas falam espanhol?

Como existem diversos países que falam espanhol como língua nativa, contamos com mais de 550 milhões de falantes nativos. Com isso, é fácil identificar que é uma das línguas mais faladas no mundo.

Países que tem como espanhol a língua oficial e materna

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Venezuela e Uruguai.

Países que tem como segunda língua o espanhol

Se compararmos com inglês, há poucos países que falam espanhol como segunda língua, no entanto, a quantidade de fluência é maior:

Estados Unidos: 44 milhões

Filipinas: 3 milhões

França: 2 milhões

Brasil: 1 milhão

Canadá: 900 mil

Marrocos: 360 mil

Belize: 206 mil

Andorra: 50 mil

 

Por que aprender outro idioma?

Ao aprender um novo idioma, portas novas irão se abrir para expandir seus horizontes.

Além dos motivos pessoais como: poder assistir sua série favorita sem legendas, entender letras de música sem precisar buscar a tradução no Google e fazer amigos de outros países, listamos razões profissionais pelas quais você deve iniciar os estudos de inglês o mais rápido possível.

Você se tornará mais atraente ao mercado

Existe muitas vagas de trabalho para profissionais que falam um segundo ou terceiro idioma. Inclusive há indícios de que há mais oportunidade para fluentes em outro idioma do que para pessoas que tem diploma universitário.

Ao aprender um novo idioma você se torna mais interessante aos olhos dos recrutadores, pois além do conhecimento, você também demonstra interesse e perseverança.

Competir com empregados mais jovens

É extremamente importante possuir um diferencial, e aprender um novo idioma é perfeito para conseguir se colocar novamente no mercado de trabalho. Menos de 5% da população brasileira fala inglês e menos de 1% é fluente em espanhol.

Basta buscar vagas em qualquer site de emprego e ficará claro que existe uma alta demanda por profissionais que falam outros idiomas.

Portanto, para se recolocar no mercado de trabalho, é ideal investir em novos idiomas.

Lembre-se de que a idade não é uma limitação para aprendizagem, invista em intercâmbios de inglês e espanhol, é mais fácil aprender se imergindo na cultura de outro país.

Competir com empregados mais experientes

Assim como é uma oportunidade para pessoas mais experientes, aprender outro idiomas é uma forma de se colocar à frente no mercado de trabalho.

É muito comum que um novo empregado seja contratado para um posto de liderança por saber falar outro idioma, inclusive, passando na frente de empregados mas antigos.

Por isso, é bom se manter atualizado nas demandas de trabalho e nunca deixar de estudar.

Trabalhar como tradutor

Aprendendo um novo idioma você abrirá portas para outros tipos de empregos. Existe uma demanda muito grande para tradutores, interpretes, professores, etc. Saber um novo idioma pode te dar espaço em outro nicho de trabalho.

Oportunidade em qualquer lugar do mundo

Sabendo falar inglês ou espanhol, você poderá optar por imigrar para outros países para buscar emprego.

Existem muitas empresas que buscam trabalhadores brasileiros em outros países, possibilitando inclusive a contratação antes mesmo de viajar. Leia por exemplo: Emprego na Argentina: Descubra as informações mais preciosas,.

Viajar por trabalho

Ao saber inglês ou espanhol, você terá mais oportunidades de viajar à trabalho, logo, de criar mais vinculo de confiança com a empresa na qual você trabalha.

Você será escolhido pelo fato de conhecer o idioma do local, facilitando assim contato com colegas e possíveis clientes. Por mais que existam serviços de tradução, falar diretamente com o cliente constrói vínculos, por isso, muitas vezes as empresas escolhem pessoas que sabem falar idiomas como inglês ou espanhol para viajar.

Estudar fora

Outra grande oportunidade que profissional que você terá ao aprender inglês ou espanhol é a possibilidade de estudar especializações fora do país.

Com isso, você é capaz de aprender novas tecnologias e trazer-las ao Brasil para investimento profissional e pessoal, ou seja, você se torna uma pessoa única no mercado de trabalho brasileiro.

Facilidade para trabalhar em Home Office

Além de todas essas possibilidades citadas à cima, você também terá mais oportunidades de trabalho home office, ou seja, trabalhar desde o conforto da sua casa ou viajando.

Existem muitas empresas internacionais que contratam profissionais para trabalho remoto, e muitas dessas empresas não cobram a necessidade de ter estudos universitários, apenas conhecimento do idioma inglês.

Vale a pena investir nesse tipo de mercado caso você deseje viajar o mundo trabalhando, não deixe de ler: Home Office – 10 Sites para conseguir um trabalho remoto aonde explicamos sobre Home Office e como conseguir um trabalho remoto.

escala de livros em veneza - italia. Foto por Clay Banks. Aprender inglês e espanhol

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!