Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2020: Tudo o que você precisa saber

Esta buscando oportunidades para o seu primeiro emprego? O programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil que é regido pela  lei No 10.097  é uma ótima oportunidade para conseguir inserção no mercado de trabalho.

Essa lei indica que todas empresa de médio e grande porte deve contratar entre 5% e 15% trabalhadores na condição de aprendiz, para auxiliar como medida social estimulando a profissionalização entre jovens que estão buscando a primeira oportunidade dentro do mercado de trabalho.

Jovem Aprendiz Banco do Brasil - logo Banco do Brasil

O Banco do Brasil

O Banco do Brasil S.A. é um banco brasileiro que possui participação do Governo Federal do Brasil em 50% das suas ações, ele é um dos poucos bancos estatais brasileiros, junto à Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste.

O Banco do Brasil foi o primeiro banco brasileiro, fundado em 1808 pelo império Português, porem, ele faliu em 1829 quando a Família Real confiscou todos os fundos e voltou para Portugal. Porem, em 1851 o Barão de Mauá fundou o Segundo Banco do Brasil, que é o atual banco que conhecemos hoje em dia.

Quem pode participar?

Antes de se inscrever para participar do Programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil é necessário compreender os requisitos necessários para a participação do mesmo e para isso, compreender que há dois tipos de programas é indispensável.

Programa Aprendiz BB:

  • Ter entre 15 e 16 anos incompletos;
  • Renda familiar de até meio salário minimo por indegrante da família;
  • Estudar em escola pública ou particular, com frequência regular e boas notas;
  • Escolaridade mínima é a 7ª série do ensino fundamental;

Programa Jovem Aprendiz

  • Possuir entre 18 e 22 anos incompletos;
  • Renda familiar de até um salário mínimo por integrante;
  • Estudar em escola pública ou particular, com frequência regular e boas notas;
  • Escolaridade mínima é a 1º ano do ensino médio, caso o candidato já tenha finalizado o ensino médio, ele não pode estar cursando ou ter concluído um nível superior;

O programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil

O Programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil  visa a inserção dos jovens em seu primeiro emprego, ou seja no mercado de trabalho. Além disso, têm como objetivo a promoção de valores éticos e sociais que auxiliarão os jovens durante sua carreira profissional.

A contratação dos jovens ocorre por meio de parcerias com Entidades Sem Fins Lucrativos, que falaremos sobre mais para frente.

Como funciona?

Anualmente novas vagas são disponibilizadas para o programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil através dos sites das Entidades Sem Fim Lucrativos.

Para conseguir uma vaga no programa, será necessário realizar um processo seletivo juntos aos outros candidatos que inclui uma entrevista de emprego, dinâmicas em grupo, e outros processos que visam selecionar os melhores candidatos à vaga.

Os benefícios oferecidos pelo programa do Jovem Aprendiz Banco do Brasil são:

Programa Aprendiz BB

  • Pagamento de um salário mínimo;
  • Vale alimentação de R$200,00;
  • Vale transporte;
  • Plano de saúde;
  • Não trabalhar em FDS ou feriado;
  • FGTS;
  • Férias durante o recesso escolar;
  • Direito à qualificação profissional;

Programa Jovem Aprendiz

  • Pagamento de um salário mínimo e meio;
  • Vale alimentação de R$200,00;
  • Vale transporte;
  • Plano de saúde;
  • Não trabalhar em FDS ou feriado;
  • FGTS;
  • Férias durante o recesso escolar;
  • Direito à qualificação profissional;

Aprendizagem Teórica

O Programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil disponibilizará um processo de aprendizagem teórica que visa dar ao jovem uma noção básica sobre direitos e deveres de um trabalhador.

Esse processo dá uma base para que o aprendiz comece sua carreira compreendendo quais são seus direito, em qualquer empresa. Por isso é necessário dar importância à esse tipo de conteúdo.

Com isso o jovem aprenderá:

  • Como fazer  um currículo;
  • Como se vestir e se portar no emprego;
  • Qual a importância da inclusão social;
  • Direitos e deveres dos trabalhadores;

É importante que o jovem conheça não só os direitos dele como Jovem Aprendiz Banco do Brasil, mas como trabalhador.

Aprendizagem Prática

Dentro do programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil o profissional deverá fazer atividades práticas que são relacionadas ao trabalho que ele deverá fazer cotidianamente na agência para qual ele foi contratado.

O jovem aprendiz normalmente trabalha na área de atendimento público, auxilia os clientes com suporte administrativo e com o caixa eletrônico.

  1. Apresentação das funções do aprendiz;
  2. Apresentação da estrutura do edifício;
  3. Apresentação de companheiros de trabalhos e tutores;
  4. Apresentação das áreas comuns de trabalho e funções das mesmas;

Cada agência pode delegar tipo de serviços distintos para cada Jovem Aprendiz Banco do Brasil, mas é importante lembrar que nenhum aprendiz deve ser submetido à trabalhos de riscos que façam esforços físicos intensos, à isolamento, abusos de natureza física, psicológica ou sexual, longas jornadas de trabalho, exposição ao calor, exposição ao fogo, posição anti-ergonômica, etc.

Como me inscrever no programa?

O Programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil funciona com associação à Entidades sem Fins Lucrativos, que é a responsável pelos programas de aprendizagem e de formação dados ao Jovem Aprendiz.

Por isso, quem estiver interessado em participar do programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil deve ficar de olho no site de cada entidade responsável pelo seu estado, pois elas são as que divulgam as vagas disponíveis.

Abaixo você encontrará uma lista das entidades disponíveis por cada estado:

ESTADO ENTIDADE PARCEIRA ESTADO ENTIDADE PARCEIRA
Acre CIEE Goiás CIEE
RENAPSI RENAPSI
Alagoas CIEE Maranhão CIEE
RENAPSI
Amapá CIEE Mato Grosso CIEE
RENAPSI RENAPSI
Amazonas CIEE Mato Grosso do Sul CIEE
RENAPSI RENAPSI
Bahia CIEE Minas Gerais CESAM/MG
RENAPSI CIEE
Ceará CIEE Pará EMAÚS
RENAPSI CIEE
Distrito Federal RENAPSI Paraíba CIEE
CIEE
Espírito Santo CESAM/MG Paraná RENAPSI

A própria instituição deverá publicar as oportunidades de vagas para Jovem Aprendiz Banco do Brasil dentro do site.

Normalmente a inscrição para o programa Jovem Aprendiz Banco do Brasil ocorre uma vez ao ano. No entanto, não há previsão de data para a realização do processo seletivo para o ano de 2020 devido à pandemia de COVID-19.Por isso recomendamos que verifique sempre os sites das entidades responsáveis!

Como montar seu currículo

Ao se cadastrar no programa será necessário enviar seu currículo, por isso recomendamos que siga nossas instruções descritas em Currículo: Montando seu Currículo de forma sincera e precisa.

Para que seu currículo se destaque, é necessário que você seja criativo durante a montagem do mesmo, lembre-se de destacar suas atividades escolares no mesmo.

Entrevista

Com seu perfil selecionado para participar do Jovem Aprendiz Banco do Brasil, você deverá se preparar para o processo de contratação.

É importante compreender como ocorre uma dinâmica de grupo, pois será necessário interagir com outros candidatos para realizar determinadas tarefas em conjunto.

Primeiramente, é importante que você compreenda como se portar em uma entrevista de emprego, assim como quais são as vestimentas ideais para a ocasião.

O ideal é que você conheça algumas das perguntas mais comuns durante entrevistas, pois assim, você se sentirá mais confiante sobre os temas abordados.

Também é comum que ocorra uma dinâmica em grupo  aonde você deverá agir com cooperação com outros candidatos para realizar determinadas tarefas.

Por isso é sempre bom ler bastante sobre como funciona processos seletivos, pois assim você se sentirá mais confiante na hora de realizar-lo.

Jovem Aprendiz Banco do Brasil : Jovens

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!