Jovem Aprendiz Caixa 2020: Tudo o que você precisa saber

O programa Jovem Aprendiz Caixa é regido pela lei No 10.097 que estabelece que toda empresa de médio e grande porte deve contratar entre 5% e 15% trabalhadores na condição de aprendiz como uma medida social que auxilia na profissionalização de jovens, sobre tudo as que estão buscando sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Jovem aprendiz caixa

A Caixa Ecônomica Federal

A Caixa Ecônomica Federal (CEF) foi criada em 1861 e é o maior banco público da America Latina. Conhecida publicamente como Caixa, é uma empresa pública vinculada com o Ministério da Economia. Ela auxilia na política de crédito do Governo Federal do Brasil e é fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O Jovem Aprendiz Caixa é um programa que estimula a contratação e inserção de jovens no mercado de trabalho, promovendo a capacitação profissional para serviços bancários e administrativos, estimulando assim práticas de valores éticos e profissionais.

Quem pode participar?

Existem requisitos para conseguir se inscrever no programa de Jovem Aprendiz Caixa, portanto, antes de se inscrever para a vaga, verifique se você cumpre as especificações abaixo:

  • O Jovem Aprendiz Caixa é voltado para candidatos maiores de 15 anos e menores de 17 anos completos, não existindo vagas para candidatos de outras Faixas etárias.
  • A escolaridade mínima é o 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente no EJA (educação para jovens e adultos).
  • Estar cursando ou haver terminado o ensino médio / fundamental.
  • Renda familiar de até 50% de um salário minimo por pessoa.

O programa Jovem Aprendiz Caixa

Como já foi explicado o Jovem Aprendiz Caixa têm como objetivo a inserção dos jovens no mercado de trabalho e a promoção de valores éticos e sociais para os mesmos. A contratação dos jovens profissionais ocorre por meio de parcerias com Entidades Sem Fins Lucrativos, que são especialmente selecionada e conveniadas para essa finalidade. O programa contratará entre 5% até 15% de empregados aprendizes por estabelecimento para cumprir a lei No 10.097.

Como funciona?

Todos os anos novas vagas são abertas para o programa Jovem Aprendiz Caixa através dos sites das Entidades Sem Fim Lucrativos, ao se inscrever o jovem passará por um processo seletivo no qual terá de competir com outros candidatos à vaga. Ao conseguir a vaga, o jovem garante os benefícios dados pela lei do jovem aprendiz, no qual visa a capacitação profissional e inserção ao mercado de trabalho.

Leia abaixo quais são os benefícios que a lei e o programa Jovem Aprendiz Caixa oferecem:

  • Jornada de trabalho reduzida (não pode ultrapassar 6 horas diárias e não deve impactar no horário de estudo do jovem);
  • O contrato dura entre 1 e 2 anos;
  • Férias durante o recesso escolar;
  • Não se trabalha nos feriados
  • Direito à um curso de qualificação profissional;
  • Tempo de serviço de contribuição será contado no INSS;
  • Remuneração de um salário minimo mensal;
  • Auxílio alimentação;
  • Auxílio transporte;
  • FGTS 2%;

O jovem aprendiz trabalhará na área de atendimento ao público, auxiliando clientes na utilização dos caixas eletrônicos e suporte administrativo.

Aprendizagem Teórica

O Jovem Aprendiz Caixa terá de realizar atividades teóricas que visam a inserção do jovem no mercado de trabalho. Esse tipo de aprendizagem dá ao jovem uma noção básica de direitos e deveres do trabalhador.

Esse tipo de curso normalmente ensina quais são as bases para que o aprendiz possa começar sua carreira na Caixa ou em qualquer outra empresa. Alguns dos tópicos que podem ser ensinados são:

  1. Como montar um currículo;
  2. Como se portar no mercado de trabalho;
  3. Vestimentas apropriadas para trabalho;
  4. Conhecimento e importância da inclusão social;

Esse tipo de conhecimento é importante, pois não está voltado apenas à agência em que o Jovem Aprendiz Caixa Trabalhará, ela é baseada em todo o mercado de trabalho.

Aprendizagem Prática

O Jovem Aprendiz Caixa terá de realizar atividades práticas que são relacionadas ao trabalho que será prestado dentro do banco, ou seja, quais atividades ele deve realizar na agência que ele foi contratado.

Normalmente esse tipo de aprendizagem inclui:

  1. Apresentação das áreas de trabalho da empresa, o que cada uma realiza;
  2. Apresentação da estrutura do local;
  3. Conhecimento das atividades básicas realizadas, por exemplo: auxiliar nos caixas, buscar documentos, etc.

Os tipos de atividades da aprendizagem prática podem divergir dependendo da agência, mas lembre-se que o menor aprendiz não pode ser submetido à trabalhos de riscos como esforços físicos intensos, isolamento, abuso físico, psicológico ou sexual, longas jornadas de trabalho, exposição ao calor, exposição à fogo, sobrecarga muscular, posições anti-ergonômicas, etc.

Como me inscrever no programa?

Primeiramente é necessário saber qual Entidade é a responsável pelo seu Estado ou Cidade, essa associação civil será a responsável pelos programas de aprendizagem e de formação que será realizado pelo jovem aprendiz.

Por esse motivo, será necessário realizar a inscrição diretamente no site da Entidade responsável, porem, cada estado tem sua própria entidade. Você pode verificar a lista completa abaixo:

ESTADO ENTIDADE PARCEIRA ESTADO ENTIDADE PARCEIRA
Acre CIEE Paraíba CIEE
RENAPSI RENAPSI
Alagoas CIEE Paraná Assoc. de Educ. Familiar e Social do PR
CIEE
Amapá CIEE Pernambuco RENAPSI
RENAPSI CIEE
Amazonas CIEE Piauí RENAPSI
RENAPSI CIEE
Bahia CIEE Rio de Janeiro RENAPSI
RENAPSI CIEE
Ceará CIEE Rio Grande do Norte RENAPSI
RENAPSI CIEE
Distrito Federal RENAPSI Rio Grande do Sul RENAPSI
CIEE CIEE
Espírito Santo CESAM/MG Rondônia RENAPSI
CIEE
Goiás CIEE Roraima IDES
RENAPSI
Maranhão CIEE Santa Catarina RENAPSI
RENAPSI CIEE
Mato Grosso CIEE São Paulo RENAPSI
RENAPSI RASC
Mato Grosso do Sul CIEE São Paulo/ Bauru
RENAPSI CIEE
Minas Gerais CESAM/MG Sergipe
CIEE CIEE
Pará EMAÚS Tocantins RENAPSI
CIEE

Após saber qual é a instituição responsável pela sua região, você deve se cadastrar no site da mesma, pois é nesse site que serão publicadas as oportunidades de vagas para jovem aprendiz caixa.

Normalmente a inscrição para o programa Jovem Aprendiz Caixa ocorre uma vez ao ano, sendo divulgada pelas entidades que a realizarão. No entanto, não há previsão de data para a realização do processo seletivo para o ano de 2020 devido à pandemia de COVID-19.

Por isso recomendamos que verifique sempre os sites das entidades responsáveis!

Como montar seu currículo

Sempre será necessário o envio do seu currículo para se candidatar à alguma vaga, recomendamos que siga nossas instruções descritas em Currículo: Montando seu Currículo e sempre seja sincero nas informações contidas nele.

É importante que seu currículo se destaque dos outros candidatos, portanto seja bastante criativo durante a criação do mesmo, lembre-se de destacar suas atividades escolares no mesmo.

Entrevista

Caso seu perfil seja escolhido para participar do programa Jovem Aprendiz Caixa, é importante que você se prepare para as novas etapas do processo de contratação.

Primeiramente, é importante que você compreenda que normalmente ocorre uma dinâmica em grupo  aonde você deverá agir com cooperação com outros candidatos para realizar determinadas tarefas.

Logo, recomendamos que você leia sobre as perguntas mais comuns realizadas durante o processo para começar a se sentir mais confiante sobre os temas abordados em entrevistas.

Também recomendamos a leita de matérias sobre expressão corporal e facial, pois a forma com que você se porta e a roupa utilizada  influencia no seu desempenho final.

Sempre leia muito e se prepare para realizar um processo seletivo, pois  quanto mais você se prepara mais confiante você se sentirá para realizar as provas.

 

Jovem Aprendiz Caixa: Ilustração mostra jovens preocupados com seus estudos

 

3 Comments

  1. YASMIN FERNANDES DE SOUSA 9 de agosto de 2020
  2. YASMIN FERNANDES DE SOUSA 9 de agosto de 2020
  3. Jozimaria 10 de agosto de 2020

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!