Jovem Aprendiz Itaú 2020: Tudo o que você precisa saber

O processo do Jovem Aprendiz Itaú contrata aproximadamente 200 jovens mensalmente por todo o Brasil. Éle é regido pela lei Nº10.097 que indica a necessidade de que as médias e grandes empresas devem possuir entre 5% e 15% aprendizes.

O Jovem Aprendiz Itaú é o projeto ideal para quem esta buscando sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, para isso será necessário compreender como funciona o processo de seleção dos candidatos e o processo para se inscrever.

Logo Itaú

O Banco Itaú

O Banco Itaú é um banco brasileiro com sede em São Paulo, é um dos maiores bancos da America, possuindo sedes na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Inglaterra, Luxemburgo, Portugal, Hong Kong, Japão e Estados Unidos. Possui mais de 17 milhões de clientes.

Quem pode participar?

Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Itaú, será necessário preencher alguns requisitos. Listamos os mesmos abaixo:

  • O candidato deve possuir entre 16 e 22 anos.
  • Cursar ensino médio ou o ter concluído, com preferência à alunos do ensino superior;
  • Alunos de ensino público têm preferencia.

O programa Jovem Aprendiz Itaú

Com a finalidade de oferecer oportunidade para jovens conseguirem seu primeiro emprego, o Programa Jovem Aprendiz Itaú é um programa que oferece profissionalização dos jovens e inclusão de valores éticos e sociais.

Como se inscrever e como funciona?

Todos os meses novas vagas são abertas para a contratação de Jovem Aprendiz Itaú, para participar será necessário cadastrar seu currículo diretamente no site do banco.

Clique aqui para enviar seu currículo para o programa Jovem Aprendiz Itaú

No entanto, durante vários meses do ano de 2020 o processo esta temporariamente suspenso para evitar a propagação do vírus. Quando os processos retornarem, o banco avisará no próprio site.

Existem diversos benefícios regidos pela lei do jovem aprendiz e oferecido pelo Jovem Aprendiz Itaú, sempre visando a capacitação profissional do jovem e a inserção no mercado de trabalho.

  • Trabalho de no máximo 6 horas diárias;
  • O trabalho não pode impactar no horário de estudo do jovem;
  • Vale refeição;
  • Vale-transporte sem desconto;
  • Política salarial diferenciada;
  • Seguro de vida em grupo;
  • Assistência médica;
  • Assistência odontológica;
  • FGTS;
  • Tempo de serviço contato no INSS;
  • Recesso durante as férias escolares;
  • Não trabalhar em feriados;
  • Contrato de dois anos;
  • Convênio Gympass, Smartfit e Bio Ritmo;
  • Convênio com a Univers (Drogasil e Droga Raia);
  • Possibilidade de hospedagem no Itaú Unibanco Clube (Guarapiranga, Itanhaém e São Sebastião);
  • Vantagem e descontos nas lojas do Mundo IU;
  • Sala de jogos, música, leitura, meditação, rooftop e quadra esportiva;

Porem, é necessário compreender que nem todas as agências possuirão esses beneficios, alguns deles são exclusivos para os Jovem Aprendizes que ficarem alocados na administração central.

O que mais você vai encontrar por aqui?

  • Convênio com o Gympass, Smartfit e Bio Ritmo
  • Convênio com a Univers (Drogasil e Droga Raia)
  • Visitas, reservas e hospedagem no Itaú Unibanco Clube (Guarapiranga, Itanhaém e São Sebastião)
  • Mundo IU (vantagens e descontos em lojas e serviços de diversos parceiros no Brasil e na América Latina)
  • Bicicletário
  • Ambientes de descompressão: sala de jogos, música, leitura, meditação, rooftop e quadra esportiva
  • Galeria de serviços dentro dos polos: restaurante, refeitório, café, esmalteria, espaço de massagem, lavanderia, ateliê de costura, livraria e papelaria, farmácia

*Alguns benefícios são exclusivos para Jovens que ficarão alocados na Administração Central.

O programa Jovem Aprendiz Itaú segue os direitos regidos pela lei do aprendiz, que tem como objetivo a profissionalização e inserção do jovem no mercado de trabalho, respeitando o direito ao ensino e profissionalização do aprendiz e sua carga horária reduzida.

Currículo

Você deverá enviar seu currículo para o site do Bradesco, caso você seja selecionado eles te chamarão para uma entrevista presencial.

Por isso é importante compreender que seu currículo deve se destacar entre os de outros candidatos, por isso recomendamos que você o faça com cautela e seja muito sincero. Recomendamos que siga nossas instruções descritas em Currículo: Montando seu Currículo

Não se esqueça de destacar suas atividades escolares no seu currículo, pois isso é primordial para se destacar entre os outros candidatos.

Aprendizagem Teórica

O programa do Jovem Aprendiz Bradesco visa a inserção ao mercado de trabalho a partir de atividades teóricas realizadas, que tem como objetivo dar uma noção básica sobre os direitos e deveres de um trabalhador.

Essa medida é tomada para que o trabalhador possa se inserir no mercado de trabalho de forma mais ampla e objetiva, conhecendo as bases para iniciar sua vida econômica.

Alguns dos tópicos que podem ser ensinados para o Jovem Aprendiz Bradesco são:

  1. Como se adequar ao mercado de trabalho;
  2. Como se vestir para trabalho e entrevistas de emprego;
  3. Como montar um currículo;
  4. Conhecimento e importância da inclusão social;
  5. Informática;
  6. Etiqueta corporativa;
  7. Até 600 horas de treinamento;

É muito importante ter atenção à essa parte do aprendizado do programa Jovem Aprendiz Itaú, pois ele dará bases para o jovem compreender como crescer e saber quais são seus direitos como cidadão.

Aprendizagem Prática

Além disso, será necessário o estudo prático no qual o Jovem Aprendiz Itaú aprenderá quais são as atividades que ele realizará como contratado do banco. Dependendo da agência em que for contratado, as tarefas podem diferir.

  1. Como funciona cada departamento da empresa;
  2. Qual é a estrutura do local;
  3. Quais são as atividades que ele realizará no seu cotidiano como aprendiz;
  4. Como prestar serviço de atenção ao cliente, como auxiliar no caixa eletrônico, por exemplo;
  5. Aprender sobre as atividades administrativas do banco;

O Jovem Aprendiz Itaú realizará tarefas que não exijam esforços físicos intensos, que o coloque em isolamento, abuso físico, psicológico ou sexual. Além disso, ele não poderá realizar longas jornadas de trabalho, exposição ao calor ou ao fogo, sobrecarga muscular e posições anti ergonômicas.

Entrevista

Ao ser chamado para o processo de seleção, o Jovem Aprendiz Itaú deverá se preparar para as outras etapas da contratação. Ele realizará um processo de entrevistas que pode incluir uma dinâmica em grupo.

Por isso, recomendamos que se prepare para os processos de entrevista para participar do Programa Jovem Aprendiz Itaú, lendo sobre as perguntas mais comuns realizadas durante o processo.

Além disso, é extremamente importante compreender quais são as etiquetas de um ambiente profissional, como  quais são as vestimentas apropriadas ou como se portar durante a entrevista.

Entrevista com gerente

Após o processo de entrevista e dinâmica em grupo, o jovem terá uma entrevista particular com o gerente da agência em que irá trabalhar. Este será o ultimo processo, e se o jovem demonstrar as competências necessárias, ele será contratado como Jovem Aprendiz Itaú.

Por isso recomendamos que se prepare para a entrevista de forma concisa, que leita muito sobre os critérios e como funciona o banco, e obviamente, que presta atenção nas outras fases do programa.

 

Jovem Aprendiz Itaú : ilustração de jovem utilizando o computador

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!