Jovem Aprendiz Lojas Americanas 2020 : Tudo o que você precisa saber

O programa Jovem Aprendiz Lojas Americanas faz parte de um projeto de responsabilidade que visa a inserção de jovens no mercado de trabalho respaldado pela lei Nº10.097.

Todas médias e grandes empresas no Brasil devem contratar entre 5% e 15% de empregados dentro do estabelecido pela Lei do Jovem Aprendiz, que garante ao estudante direito à educação e aprendizado de uma nova profissão.

Durante essa matéria te daremos dicas preciosas sobre como conquistar essa oportunidade e buscar seu primeiro emprego.

Lojas Americanas

A Lojas Americanas é uma empresa brasileira fundada em 1929 no Rio de Janeiro, hoje conta com mais de 1320 estabelecimentos de vendas em todo o país. Hoje em dia é controlada por Jorge Lemann, Marcel Telles e Carlos Sicupira. Atualmente a loja pertence à B2W, um grupo que também possui as empresas Submarino, Shoptime e Sou Barato.

 

Jovem Aprendiz Lojas Americanas - Logo

Quem pode participar?

Para poder participar do programa Jovem Aprendiz Lojas Americanas, será necessário cumprir algumas especificações padrões:

  • Ter entre 16 e 24 anos;
  • Possuir certificação ou estar cursando o segundo grau do ensino médio;
  • Passar pelo processo de admissão ao programa;

O programa Jovem Aprendiz Lojas Americanas

O programa faz parte do projeto de Lei do Jovem Aprendiz, e sua intenção é ajudar jovens à se inserirem no seu primeiro emprego sem abandonar seus estudos. É uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, enquanto o jovem realiza atividades que são educativas e trazem valores éticos e sociais.

Como se inscrever e como funciona?

Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Lojas Americanas, o jovem precisará se candidatar dentro do site de emprego das Lojas Americanas.

Através da lasa:

Clique aqui para se candidatar à Jovem Aprendiz Lojas Americanas

  • Na área “Outras Oportunidades” clique em “Deixe seu currículo”;
  • Busque pela vaga de Jovem Aprendiz, caso não a encontre, clique em “Não achou a vaga com seu perfil? Deixe seu CV aqui!”;
  • Caso encontre a vaga de Jovem Aprendiz disponível, envie seu currículo normalmente.

Através do CIEE:

Além de ser possível se inscrever dentro da página de trabalho, o jovem poderá se cadastrar no site da CIEE para conseguir mais propostas de emprego.

Fazer o cadastro no CIEE

Ao fazer cadastro no site do CIEE, você deverá verificar as oportunidades postadas diariamente no mesmo.

Além de se inscrever nos canais de contratação, recomendamos que invista seu tempo em montar seu currículo: Esse será seu cartão de visitas ao mundo empresarial. Recomendamos que leia nossa matéria com dicas sobre como criar um bom currículo.

Benefícios de ser Jovem Aprendiz Lojas Americanas

Existem diversos benefícios de iniciar sua carreira com o programa Jovem Aprendiz Lojas Americanas:

  • De 4 à 6 horas diárias;
  • Vale transporte;
  • Vale refeição;
  • FGTS;
  • Impossibilidade de trabalhar em feriados;
  • Salário minimo;

Lembre-se de que o programa deve seguir as normas estipuladas dentro da Lei do Jovem Aprendiz. Ele deve respeitar o intuito educacional e de profissionalização do programa.

Dessa maneira, a empresa deve respeitar as diretrizes de quantidades de horas trabalhadas por semanas, respeitando o horário de estudo do jovem aprendiz, assim como não asignar tarefas insalubres à jovens, etc.

Currículo

Para começar seu processo de candidatura ao Jovem Aprendiz Lojas Americanas, será necessário que o jovem crie seu currículo. Para isso, aconselhamos que o escreva de forma clara e objetiva.

Recomendamos que leia Currículo: Montando seu Currículo, pois explicamos em detalhes quais são as informações e como escrever um currículo que possua diferencial.

Sempre indicamos que você seja sincero e objetivos com as informações descritas e caso não possua experiencias profissionais prévias, adicionando informações de cursos e tarefas realizadas durante suas aulas na escola.

Entrevista

Durante o processo de contratação do Jovem Aprendiz Lojas Americanas, o jovem deverá se preparar para atividades de dinâmicas de grupos com os outros candidatos, pois isso avaliará seu trabalho em equipe.

Também serão avaliados os conhecimentos específicos sobre a empresa em questão, o entrevistador perguntará sobre conhecimentos específicos da empresa e por que o jovem gostaria de trabalhar ali.

Portanto, recomendamos a leitura de perguntas realizadas durante a entrevista, assim você se sentirá mais confortável e confiante durante o processo de entrevista.

Além disso, não se esqueça de ler sobre os tópicos de vestimenta e comportamento durante a entrevista.

Aprendizagem Teórica

Uma das partes do programa Jovem Aprendiz Lojas Americanas é  a aprendizagem teórica, pois a mesma tem como objetivo profissionalizar o jovem e dar informações sobre seus direitos e deveres como cidadão.

Ao realizar o curso de aprendizagem teórica ministrado pelo CIEE o jovem será preparado não apenas para trabalhar nas Lojas Americanas, mas ele é preparado para o mercado de trabalho no geral.

Alguns dos tópicos ensinados são:

  • Como se vestir para o ambiente profissional;
  • Como se portar durante o trabalho;
  • Como montar um currículo;
  • Importância da inclusão social;
  • Informática;
  • Etiqueta corporativa;
  • Direitos e deveres dos trabalhadores;

Aprendizagem Prática

A aprendizagem prática é composta pelas tarefas realizadas cotidianamente pelo Jovem Aprendiz Lojas Americanas durante o experiente de trabalho.

Elas podem variar dependendo do estabelecimento, mas consistem basicamente em:

  • Ajuda ao consumidor;
  • Fazer listagem e contagem de produtos;
  • Ajudar na organização dos produtos nas pratilheiras;

Jovem Aprendiz Lojas Americanas - Pessoas em uma loja aguardando atendimento

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!