Jovem Aprendiz Senac 2020 : Tudo o que você precisa saber

O programa Jovem Aprendiz Senac faz parte do projeto de responsabilidade social para a inclusão de jovens no mercado de trabalho e instigar sua capacitação laboral.

Esse programa é baseado na Lei do Jovem Aprendiz  Nº10.097 que indica que toda média e grande empresa deve contratar entre  5% e 15% de empregados na condição de aprendizes, garantindo o direito à educação  e a profissionalização.

Durante essa matéria explicaremos como funciona para conquistar essa oportunidade, e principalmente, seu primeiro emprego.

Durante essa matéria te daremos dicas preciosas sobre como conquistar essa oportunidade e buscar seu primeiro emprego.

SENAC

Em 1946 o Senac nasceu com uma aprovação do Governo Federal para criar diversas escolas em todo o país, inicialmente em São Paulo.  Hoje, o senac possui escolas em mais de 44 municípios e mais de 61 unidades, além de hotéis-escolas e da Editora Senac São Paulo.

Em 1947 foi criada a Universidade do Ar, que ensinava pelas ondas de rádio, praticando a inclusão educacional desde seus primórdios e sempre buscando inovar seus meios tecnológicos.

logo jovem aprendiz senac

O programa Jovem Aprendiz Senac

O programa Jovem Aprendiz Senac segue as diretrizes estabelecidas pela Lei do Jovem Aprendiz e ajuda a jovens a conquistarem seu primeiro emprego sem a necessidade de abandonar seus estudos. Isso garante crescimento ético, social e profissional.

Quem pode participar?

Para poder participar do programa Jovem Aprendiz Lojas Americanas, será necessário cumprir algumas especificações padrões:

  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Possuir certificação ou estar cursando o segundo grau do ensino médio;
  • Deve estar inscrito no Programa de Aprendizagem do SENAC.
  • Passar pelo processo de admissão ao programa;
  • Não há limite de idade para PCD.

Como se inscrever e como funciona?

Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Senac, o jovem precisará se candidatar à alguma empresa que seja conveniada ao programa Jovem Aprendiz Senac.

  • Ser jovem aprendiz no Senac

Existe a possibilidade de ser contratado como jovem aprendiz Senac, diretamente pela escola, sendo assim, empregado direto da instituição.

Para isso será necessário esperar uma vaga em aberto dentro do Mural de oportunidades Senac.

Clique aqui para se candidatar à vaga interna de Jovem Aprendiz SENAC

  • Ser jovem aprendiz para outra empresa e estudar no Senac

Por outro lado, é possível ser jovem aprendiz em outra empresa e fazer o processo de aprendizagem teórica no Senac. Para isso, você precisará se cadastrar dentro do site do Senac.

Após se inscrever no site, você deverá clicar na parte de cima “Área Exclusiva” esse será seu perfil principal.

Após entrar na sua área, você deve buscar pela opção “Oportunidades Externas” e logo em “vagas de jovem aprendiz”.

jovem aprendiz senac - print screen da pagina exclusiva

Clique aqui para se candidatar à vaga em alguma companhia externa de Jovem Aprendiz SENAC

  • Taque

Além dessas duas possibilidades, existem também um aplicativo chamado taque que visa vincular estudantes e candidatos à empresas que precisam de jovem aprendizes.

Ao baixar o aplicativo, você devera preencher seu perfil e realizar alguns testes, de acordo com os seus resultados, as empresas entrarão em contato com você.

jovem aprendiz senac taque

 

  • Outros meios

Além disso é possível encontrar outras empresas que não estejam dentro da lista do site do Senac, geralmente são empresas vinculadas à serviços de comércio e turismo.

Benefícios de ser Jovem Aprendiz Senac

Existem diversos benefícios de iniciar sua carreira com o programa Jovem Aprendiz Senac:

  • Trabalhar meio período (de 4 à 6 horas)
  • Vale transporte e refeição;
  • FGTS;
  • Não se trabalha em feriados;

O programa deve seguir as normas estipuladas dentro da Lei do Jovem Aprendiz. Lembre-se que o intuito é que o projeto seja profissionalizante e educativo, o estudante deverá possuir tempo suficiente para realizar suas aulas caso seja necessário.

A empresa deve respeitar as diretrizes de horas semanais trabalhadas e nunca designar tarefas insalubres à jovens.

Jovem aprendiz senac - rapaz sorrindo com caderno na mão

 

Currículo

Em algum momento da sua candidatura ao Jovem Aprendiz Senac, será necessário montar seu próprio currículo para enviar-lo a empresa correspondente. Por isso, recomendamos que o escreva sempre de forma clara e objetiva, sem exagerar fatos ou mentir.

Caso você não tenha experiências profissionais prévias, é indicado que você adicione informações de cursos realizados, ou inclusive trabalhos não formalizados, como experiência em atendimento em Buffet, babá, etc.

Para se candidatar com um bom currículo ao Jovem Aprendiz Senac, recomendamos a leitura do nosso artigo Currículo: Montando seu Currículo, pois ali detalhamos com precisão como escrever um currículo que se destacará entre a concorrência.

Entrevista

Você pode ser chamado para participar de uma entrevista para o Jovem Aprendiz Senac, por isso, recomendamos que você tenha atenção com dinâmicas de grupos que podem ocorrer durante a mesma. Essas atividades são preparadas para avaliar como funciona seu trabalho em equipe e quão bem você sabe se comunicar.

Além disso, é muito comum que a entrevistadora faça perguntas específicas sobre seus conhecimentos sobre seus conhecimentos sobre a empresa e também questionamentos internos sobre você mesmo. Recomendamos que leia o nosso artigo: perguntas realizadas durante a entrevista.

Para se sentir mais confortável, é interessante pensar sobre como a forma com qual você se veste e se comporta influenciam na percepção do entrevistador. Para levar você ao sucesso, recomendamos que leia Roupas para entrevista de emprego: Saiba como se vestir e Expressão Corporal e Facial: 14 dicas para sua Entrevista de Emprego.

A junção de todos esses conhecimentos te fará mais confortável e confiante durante a entrevista.

Aprendizagem Teórica

O Senac possui diversos cursos que podem variar dependendo do tipo de treinamento e empresa para qual você será contratado.

Há matérias em comum em todos cursos que visam profissionalizar o jovem e informar seus direitos e deveres como cidadão, mas os cursos prestados são especializações diferentes.

Alguns dos tópicos ensinados são:

  • Como se vestir para o trabalho;
  • Como se portar no ambiente laboral;
  • Como montar um currículo;
  • Importância da inclusão social;
  • Informática;
  • Etiqueta corporativa;
  • Direitos e deveres dos trabalhadores;

A lista completa de todos tipos de cursos pode ser encontrada aqui.

Aprendizagem Prática

A aprendizagem prática do Jovem Aprendiz Senac depende da empresa pela qual você foi contratado, portanto, as atividades podem varias desde atividades referentes à comércio quanto à serviços de hospedagem ou TI.

Porem é muito comum que o jovem aprendiz faça atividades relacionadas à ajuda ao consumidor e atendimento ao público, assim como apoio aos trabalhadores mais antigos do local.

Verifique diretamente com a empresa quais seriam seus deveres como Jovem Aprendiz Senac, e boa sorte!

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!