Linkedin: Como conseguir seu primeiro emprego

Você está tentando descobrir como conseguir seu primeiro emprego , mas ainda não se sente confiante o suficiente para montar seu perfil no Linkedin sozinho?

Montar seu perfil pode ser uma tarefa desafiadora, pois será necessário chamar a atenção de novas companhias, recrutadores e ao mesmo tempo ter certeza que sua companhia não saiba que você esta buscando um novo emprego.

Mas será mesmo que é possível conseguir um trabalho através do Linkedin?

Nos acompanhe nessa matéria para conseguir otimizar seu perfil no Linkedin e conseguir seu primeiro emprego o mais rápido possível.

Linkedin e a identidade profissional

O Linkedin te dá visibilidade, o que é a chave quando você esta buscando seu primeiro emprego .

Hoje em dia, muitos dos processos de contratação acontecem remotamente, portanto, possuir visibilidade é imprescindível e o Linkedin é uma ótima ferramenta para isso e para construir uma identidade profissional.

Você poderá construir sua identidade profissional através do seu currículo, carta de apresentação, Linkedin e todas as ferramentas que podem te ajudar durante o processo de recrutamento.

Pode parecer um pouco redundante, mas o Linkedin abrange muito mais do que um currículo, pois você pode colocar uma descrição mais detalhada do seu trabalho, e gerar mais tráfico sem a necessidade de ficar enviando seu currículo individualmente.

Hoje em dia o Linkedin é uma ferramenta de buscar emprego, assim como qualquer outro site de busca de emprego, porem, existem algumas dicas que podem deixar seu Linkedin em uma posição privilegiada ao buscar seu primeiro emprego .

linkedin - primeiro emprego - empresário mostando à novo empregado métricas

Foto por Freepik

Adicione uma foto profissional

De acordo com o Linkedin, um perfil com foto pode ser visto 21 vezes mais do que um perfil sem foto. Ou seja, possuir uma boa foto indica que você será visível dentro da ferramenta.

Infelizmente, muitas pessoas não gostam de se expor em redes sociais, pois ainda é comum a discriminação em base à gênero, etnia, sexo, idade ou deficiência. Se você se sente confortável adicionando uma foto no seu perfil, é isso que recomendamos.

Não é necessário utilizar a foto do seu documento (RG), também não é necessário estar sério na foto, você pode sorrir dependendo da mensagem que você quer passar na foto.

Uma foto simples e bem feita é o suficiente para seu perfil ser notado. Ela precisa possuir as seguintes especificações:

  • Ser recente;
  • Focada;
  • Boa Iluminação;
  • Foto tirada a cima do torço ou a cima dos ombros;

Caso você tenha dúvidas sobre qual figurino utilizar, lembre-se de buscar pessoas que trabalham na mesma empresa pela qual você quer ser contratado e verificar como são as fotos dessas pessoas, será possível se basear nelas para conseguir seu primeiro emprego .

A importância da palavra-chave

Para buscar seu primeiro emprego é importante ter em consideração quais são as palavras chaves que você usará no seu perfil.

Por exemplo, se sua especialização for programação de javascript, repita diversas vezes no seu perfil essa mesma palavra. Você deve utiliza-la na parte de descrição de perfil, na área de “sobre” e sempre que possível em hashtags utilizadas.

Ou seja, primeiramente é necessário saber qual a área que você deseja ter seu primeiro emprego  em TI, por exemplo, pois ela é ramificada em diversos setores como: programação, segurança da informação, suporte técnico, administrador de redes, etc.

Informação de contato

Lembre-se de atualizar suas informações de contato para que os recrutadores possam contacta-lo se necessário.  É importante que sua informação esteja correta.

Outra informação importante de recordar é a qualidade do seu e-mail. Sabemos que muitas pessoas utilizam e-mails que não são apropriados para o ambiente laboral. O e-mail deve ser o mais simples possível e baseado no seu nome.

Na hora de adicionar o endereço, não é necessário descrever qual rua e apartamento você vive. Recomendamos que coloque simplesmente o nome da cidade na qual você trabalha.

Se você trabalhar remotamente, descreva o nome do país e que trabalha remotamente, caso deseje que seu primeiro emprego  seja remoto.

Título

Ao editar seu perfil, você encontrará uma seção chamada “título”, nela aparece seu último cargo e empresa em que você trabalhou.

Porem, recomendamos que modifique essa seção, pois seu título no emprego atual ou antigo, não é de interesse à recrutadores, pois isso faz com que os recrutadores interpretem que você já possui um emprego e não esta em busca do seu primeiro emprego .

Uma boa estratégia para isso é colocar o titulo do trabalho que você deseja possuir, ainda que não trabalhe diretamente com ele.

Por exemplo:

  • Desenvolvedor Web;
  • Desenvolvedor Fullstack;
  • Especialista em Marketing Digital;
  • Css, React, Node.js, JavaScript, Github.
  • etc.

Lembre-se que nessa parte é importante você adicionar a palavra chave que você escolheu para seu perfil. Também é possível adicionar mais informações sobre sua especialidade, contanto que não ultrapasse 120 caracteres.

linkedin - primeiro emprego - homem trabajando

Foto por Freepik

Conte sua história

Entre no seu perfil, e em “adicionar informação ao perfil” clique em “sobre”. Essa será a parte mais importante do seu perfil no Linkedin, pois ali você poderá detalhar quais foram suas experiências anteriores (sendo elas pagas ou não).

Será necessário contar sua história, descrever as razões pelas quais você tem uma personalidade que vale a pena, o porquê você é único e deve ser contratado para seu primeiro emprego .

Nessa hora você pode escrever de maneira pessoal, de forma que sua história seja interessante. Recomendamos que não a faça muito grande, 4 parágrafos já é o suficiente para criar seu story telling.

Caso tenha dificuldades em começar a escrever, você pode utilizar perguntas como:

  • Por que você gostaria de trabalhar nessa área;
  • O que você quer para seu futuro;
  • Quais são seus objetivos;
  • O que eu levo em consideração enquanto trabalho;
  • O que eu mais me orgulho em mim mesmo;
  • Quais são meus pontos positivos;
  • etc.

Listes suas competências e recomendações

Para buscar o primeiro emprego  recomendamos que você já tenha experiência em cursos relacionados a área desejada, assim, poderá colocar como competências os cursos e aprendizados que você já possui.

Todas as competências que são adicionadas podem possuir recomendações dadas pelos seus companheiros de equipe ou de curso atestando que você realmente é bom ou consegue realizar essa tarefa.

É importante pedir essas recomendações para seus companheiros, quanto mais recomendações seu perfil tiver, melhor.

Trabalhos voluntários e em organizações

Caso você trabalhe em alguma organização voluntariada, ou encontros semanais, é importante colocar isso como trabalho voluntário dentro do Linkedin.

Muitas empresas presam o serviço voluntário, o mesmo é tido como uma visão de que o candidato é responsável e dinâmico, que tem vontade de realizar atividades.

É um grande diferencial para quem busca seu primeiro emprego .

 

O que não incluir no perfil do Linkedin

Assim como coisas que devemos adicionar no Linkedin, existem coisas que não devemos adicionar. Abaixo listamos algumas dessas peculiaridades:

1. Desativar as mudanças de status

Toda mudança realizada no seu perfil é automaticamente compartilhada como um post para seus contatos, o que muitas vezes não queremos que aconteça, não é mesmo?

Para desativar essa opção, você deve:

  • Clicar no seu perfil e logo em “Configurações e Privacidade”;

Linkedin - primeiro emprego em TI - Exemplo de perfil, clicar em perfil logo em configurações & privacidades

  • Logo, clicar em “visibilidade das suas atividades no Linkedin” e desativar “Compartilhar mudanças de emprego, alterações na formação acadêmica e aniversários de empresa no perfil”

primeiro emprego em it - Visibilidade das suas atividades no LinkedIn - Compartilhar mudanças de emprego, alterações na formação acadêmica e aniversários de empresa do perfil

 

2. Foto de perfil inadequada

Fotos de perfil com mais de uma pessoa, fotos vulgares, fotos com crianças ou com seu gato de estimação não devem ser publicadas no Linkedin. O site é um espaço profissional, não deve recordar sua vida pessoal, principalmente se você está em busca do seu primeiro emprego .

3. Muita informação pessoal e de contato

É importante que um recrutador consiga entrar em contato com você, porem, colocar muita informação na internet pode ser perigoso. Não revele seu endereço completo, não deixe o telefone pessoal como informação pública, seja cauteloso com suas informações, principalmente já que é seu primeiro emprego .

 

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!