Loja virtual: 6 passos para vender pela internet

Muitas pessoas desejam montar sua primeira loja virtual, mas não compreende quais são os primeiros passos para conseguir realizar esse objetivo. Para isso, criamos esse guia que vai te ajudar com os primeiros passos para concretizar essa tarefa.

1.Escolha seu produto e nicho de mercado

É importante que sua loja virtual tenha um foco e seja especializada em um tipo de produto ou nicho de mercado, mas o que significa isso?

O nicho de mercado é um seguimento já existente e que é especializado em algum tipo de solução. Logo, os sub-nichos são as especializações dentro de cada um desses seguimentos.

Por exemplo:  Esportes é um nicho de mercado de trabalho que pode ser dividido entre diversos nichos como escolinhas de futebol ou uma loja virtual especializada para produtos esportivos.

Não há um nicho perfeito ou o mais indicado, por isso, sempre recomendamos que invista do nicho no qual você mais se identifica e possui experiência.

É importante compreender qual será o nicho de trabalho mais adequado para você e logo adaptar-lo à sua loja virtual.

Para escolher o nicho, é interessante que você revise seus conhecimentos e analise quais são as atividades nas quais você tem experiência e que podem ser lucrativas, para assim, poder investir nelas.

Como saber quais tipos de atividades são lucrativas?

Recomendamos a utilização de sites que fazem analises sobre as buscas que são realizadas no Google. Então, por exemplo, se você esta interessado em começar um projeto sobre alimentos, você pode buscar palavras chaves e identificar quais alimentos são os mais buscados e rentáveis na sua região.

Com essas informações, você conseguirá construir conteúdos relevantes para a sua loja virtual, pois se certificará que há interesse nos mesmos.

Logo Ubersuggest Logo WordZe Logo Semrush

2.Analisar as tendências e concorrência

É muito importante que você analise a concorrência e identificar métodos que te diferenciarão das outras lojas virtuais. É primordial que você analise quais são os meios utilizados pela concorrência.

Por exemplo, exite visualidade através de canais de Youtube? Vale a pena ter um canal de contato no Whatsapp? Quais são os métodos viáveis e que podem te diferenciar da concorrência. É necessário realizar essa analise antes mesmo de montar sua empresa.

Logo Google TrendsAlém de verificar os perfis de cada loja virtual concorrente e seguir o trabalho dos mesmos, é importante saber quais são os tópicos do momento, para isso, recomendamos a utilização do Google Trends, que é uma ferramenta da Google que demonstra quais são os tópicos mais pesquisados.

Será possível buscar pelo tópico de interesse e saber quais são as pesquisas que estão sendo realizadas no momento e em cada região do país ou do mundo.

3.Definir um público alvo

Sempre ouvimos falar sobre o público alvo, mas dificilmente alguém sabe como analisar e descobrir qual é o público adequado para sua loja virtual. É extremamente importante saber qual é seu público alvo, pois assim você poderá identificar como realizar suas campanhas de Marketing.

Nessa passo, será necessário compreender diversos tipos de aspectos que podem variar dependendo do nicho de trabalho da sua loja virtual. Abaixo, colocamos algumas perguntas padrões que você deve responder para conseguir avaliar qual é seu público alvo.

Quem é seu cliente?

Nessa hora, você deve avaliar quais são as pessoas que a sua marca deve atingir, para isso pense em qual é o gênero, qual a faixa etária, se essas pessoas possuem filhos, etc.

Qual é a solução que ele precisa?

A solução que ele precisa é basicamente o serviço que você oferecerá, porem, diferentes clientes demandam diferentes soluções, portanto você deve saber qual é a solução que você oferece para cada tipo de cliente que você possui.

As preferências do seus clientes

É importante saber quais são as preferencias dos seus clientes, ou seja, quais outros tipos de serviço ele está interessado, quais noticias ele segue, quais atividades ele busca e principalmente, é importante saber por quais meios ele busca, se é pelo Google, se é por fóruns específicos, Facebook, etc.

Como se comunicar com seu cliente

Agora que você já compreende qual é a necessidade do seu cliente, quem é o seu cliente e quais são os interesses que ele possui e ele busca, você precisa entender qual é a melhor forma de se comunicar com ele. Nessa hora, você precisa demonstrar que a sua loja virtual tem a solução para o problema que ele precisa resolver.

Nessa hora, você precisa compreender que tipo de vocabulário deve utilizar, se será necessário uma comunicação formal ou informal, por exemplo. Será preciso compreender em quais meios divulgar para seu cliente, por exemplo, o nicho alimentício utiliza aplicativos como Rappi e Uber Eats para encontrar clientes. Portanto, será necessário pensar e avaliar quais são as opções disponíveis para sua loja virtual.

Realizar pesquisas de mercado

Além de tudo isso, uma forma muito válida de compreender qual é seu público alvo e quais suas necessidades é através da realização de pesquisas. Solicitar a opinião do seu público é muito interessante para criar um vínculo de proximidade com ele, e poder oferecer a solução que ele esta buscando na sua loja virtual.

4.Encontrar os fornecedores corretos

Para encontrar bons fornecedores, você precisará compreender alguns fatores. Primeiramente, é necessário compreender que o relacionamento com o fornecedor é extremamente importante, portanto, existe uma relação de confiança entre ambas partes.

Recomendamos altamente que você participe de feiras e eventos relacionados ao seu nicho da sua loja virtual, esse é o local aonde o fornecedor será mais receptivo e você poderá realizar mais perguntas pertinentes ao seu negócio.

Caso você já conheça qual o produto que você quer vender, porem, não sabe qual é o fornecedor que fabrica o mesmo, você sempre poderá verificar os dados dele através do CNPJ pelo Site da Receita. Muitos donos de lojas virtuais compram produtos do concorrente para conseguir verificar qual é o fornecedor dos mesmos, através desse método.

Loja virtual com estoque terceirizado

Também é possível contratar fornecedores por venda realizada, ou seja, quando você realizar a venda na sua loja virtual, o fornecedor será o responsável pelo embalo e envio do produto ao consumidor final.

Magazine Luiza Logo Loja Virtual Logo Xtech
Loja Virtual Shopify Logo Squid Facil Logo Midhaz

5.Definir uma plataforma

Ao saber exatamente o que você busca, você poderá começar a montar sua loja virtual. Alguns fornecedores com estoque terceirizado já possuem sua própria plataforma de venda, porem, caso não possuam ou você decida não realizar o processo com um fornecedor terceirizado, você deverá buscar a plataforma online que hospedará sua loja virtual.

É importante levar em consideração feedbacks de outras pessoas durante o processo de escolha da plataforma, mais algumas são mais complexas que outras, e inclusive demandam conhecimento sobre programação.

Logo Woo Comerce PrestaShop Logo Logo Magento
Logo OpenCart Cubecart Logo Wix

6.Definir um nome e identidade visual

Para conseguir se destacar da concorrência, será necessário colocar um nome memorável na sua loja virtual, porem, é importante verificar se esse nome já esta registrado ou não em algum outro domínio. Existem vários sites para registrar domínios, porem, recomendamos o uso do Registro.br.

Sabendo qual é o nome da sua loja, seu público alvo e especificações, esta no momento de definir um bom design para a mesma. Sempre é recomendável a contratação de um designer freelance, que faça um logo memorável e que permita a identificação fácil da sua loja virtual.

Ferramentas gratuitas de criação de logo

Logo Oberlo Logo Hatchful Canva Logo
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Seguindo esses passos temos certeza que você conseguirá realizar seu objetivo de possuir sua própria loja virtual e lucrar através das mesma.

 

 


Ilustração Loja Virtual

 

 

 

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