Perguntas de entrevista: As 10 Perguntas mais comuns

Listamos algumas perguntas de entrevistas de emprego mais frequentes para te ajudar à se preparar, pois sabemos que as vezes é complicado raciocinar sob pressão, não é mesmo?

Porem, não tente decorar as respostas, afinal, é muito evidente quando alguém esta repetindo informações em realmente acreditar nelas.

Recomendamos que você haja naturalmente, de maneira que você seja contratado também pela sua personalidade. Acreditamos que você tem potencial para conseguir seu emprego pelas suas qualidades próprias.

Portanto, recomendamos que você leia as perguntas de entrevistas de emprego mais frequentes que listamos e elabore suas próprias respostas baseado nos seus valores pessoais. Essa é a melhor maneira de se preparar para uma entrevista.

Perguntas de entrevista de emprego mais realizadas

Sempre mostre aquilo que você pode oferecer à empresa, não é arrogante falar sobre os desafios que cumpriu, e todas as coisas que você realizou até agora, principalmente na entrevista de emprego onde você falara basicamente sobre a sua historia. 

Veja abaixo quais são as perguntas de entrevistas de emprego mais comuns:

1.”Fale um pouco sobre você”

Use esse momento para demonstrar quais são seus interesses e experiências relevantes. Por exemplo, caso você faça alguma atividade relevante por hobbie é momento de falar sobre isso

Exemplo: “Meu nome é José, tenho 20 anos, estudo jornalismo e estou no último ano da universidade de São José dos Pinhais. Trabalhei 2 anos em uma empresa de administração, organizando emails e toda a parte de faturação da empresa. Além de jornalismo me interesso por design, por isso, estou aprendendo programação para fazer sites. Acredito que posso agregar muito a sua empresa”

2. “Você teve algum problema na outra empresa em que trabalhou? Por que você saiu da sua ultima empresa?

Todas essas respostas devem ser dadas de maneira otimista, de forma que demonstre seu interesse por aprender com experiencias passadas e evoluir.

Indicamos que não fale mal do seu ex chefe ou companheiros de trabalho, não tente mostrar que você foi uma vitima, pelo contrário, use essa pergunta como uma oportunidade para demonstrar seus interesses na nova empresa. 

Exemplo de resposta: “Eu já não me sentia identificado com a empresa em que estava trabalhando e vejo isso como uma oportunidade de crescimento. Me identifico com a sua empresa e gostaria de participar do crescimento dela. 

Freepik - Perguntas de entrevista de emprego

Foto por Freepik

3.”Quais são seus defeitos?”

Normalmente respondem à essas perguntas de entrevista com “eu sou muito perfeccionista”, no entanto, respostas ensaiadas podem atrapalhar seu rendimento. O ideal é responder de maneira inteligente essa pergunta, de forma que você não sature um defeito, mas mostre como pode trabalhar consigo mesmo a fim de resolver algo. 

Exemplo de resposta: “As vezes eu pergunto muitas coisas aos meus colegas, muita gente vê isso como um defeito, eu vejo isso como possibilidades de aprendizado e crescimento profissional. Comunicação é a chave para qualquer tipo de serviço”

4.”Quais são suas qualidades?”

Durante perguntas de entrevista como essa, não adianta falar que é perfeccionista se você não for, não tente falar aquilo que o entrevistador quer ouvir, seja mais criativo. Quais são as características que você gostaria na hora de contratar um novo empregado?

Alguns exemplos de qualidade para você se inspirar são: proatividade, liderança, organização, habilidade de trabalhar sobre pressão, habilidade de resolver problemas de maneira rápida, flexibilidade, criatividade, etc.

Além disso, nessa pergunta você pode emendar tarefas que você realizou nas suas experiências passadas que demandaram essa qualidade.

5. “Por que você quer trabalhar nessa empresa?”

Responda quais valores da empresa você encontra em você mesmo. Por exemplo, se você acha que a empresa é JUSTA e a justiça é um valor importante para você, ressalte isso na sua resposta. 

Exemplo de resposta: “Gostaria de trabalhar em uma empresa que seja moderna e que valorize a inserção de novas tecnologias. Vejo que vocês estão sempre à frente do mercado. Eu gostaria de participar disso.”

6. “O que você sabe sobre nossa empresa?”

Algumas perguntas de entrevista podem te ajudar, utilize-se dessa oportunidade para demonstrar seu interesse na empresa. Dados como de qual país é a empresa, quantos anos ela tem, qual o serviço oferecido, quais os clientes mais importantes, qual o diferencial que ela oferece são essenciais para responder corretamente essa pergunta. Portanto, saiba esses dados antes mesmo de ir à entrevista.

É importante sempre verificar o site da empresa e redes sociais como o Facebook ou o Linkedin, nesse momento, toda a informação é importante para conseguir responder tudo corretamente.

Freepik - Perguntas de entrevista de emprego

Foto por Freepik

7.”Fale sobre um desafio ou conflito que você enfrentou no trabalho e como você lidou com isso.”

Essa é uma das perguntas de entrevista mais comuns, portanto, esteja preparado para responder-la. Pense em situações na qual você teve de agir como líder em experiências passadas.

Por exemplo, uma pessoa que trabalhou em um call center facilmente pode falar sobre algum caso complicado em que o cliente estava descontente com o atendimento e como foi possível controlar a situação.

Portanto, pense em quais foram os desafios mais complicados que você teve, quais projetos você trabalhou e foque em demonstrar suas qualidades para responder essa pergunta.

8. “Por que você foi demitido?”

Responda essa pergunta sem falar mal do seu outro emprego, pois isso pode te queimar durante a entrevista. Não é necessário dar detalhes muito específicos do que ocorreu, tente resumir sua experiência em frases diretas.

Não tenha medo em ser sincero, porem, não se esqueça da formalidade enquanto for responder.

Exemplo de respostas: “Houve um corte de gastos na empresa portanto demitiram diversos empregados”.

9. Onde você se vê daqui a cinco anos?

As vezes essa questão é realmente complicada de responder, não é atoa que é uma das perguntas de entrevista mais comuns.  Não é necessário se você tem intenções de trabalhar na mesma empresa por 5 anos, mas é preciso projetar bem quais são as suas ambições.

Você pode citar cursos que gostaria de fazer, coisas que quer aprender, o cargo que quer exercer, se você quer comprar seu carro, sua casa, objetivos que sejam metas viáveis.

Nessa hora, não adianta projetar sonhos que são improváveis, portanto, mantenha o pé no chão enquanto responda essa pergunta.

Exemplo de resposta: Eu gostaria de terminar minha graduação e começar a pós graduação em marketing digital, logo, conseguir crescer dentro da empresa com esses novos conhecimentos. 

10. “Você tem alguma pergunta?”

É inevitável ouvir isso, é uma das perguntas de entrevista mais frequentes. Esse é o momento de demonstrar que você tem interesse e escutou todas as informações que o entrevistador te fez. Portanto: pergunte! Porem, pergunte sobre a empresa, sobre os objetivos que eles querem alcançar, sobre o cargo oferecido, mas não se enfoque muito em perguntar sobre o salário ou benefícios (ao menos que o entrevistador tenha citado eles em algum momento).

Essa é a principal de todas as perguntas de entrevista, a resposta dessa é a que mais mostra seu interesse na vaga.

Exemplo de resposta: Eu gostaria de entender um pouco melhor o porquê vocês investem tanto em educação ao usuário? Vejo que vocês tem uma página com diversos conteúdos didáticos sobre o produto que você oferece. Isso não abriria possibilidade para os seus competidores utilizarem desse conhecimento?

Caso você tenha interesse no assunto, não deixe de ler: Entrevista de emprego: 18 dicas que vão te ajudar
Freepik - Perguntas de entrevista de emprego

Foto por Freepik

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!