Como manter a saúde mental trabalhando em casa

Muitas pessoas sentiram sua saúde mental afetada devido aos problemas causados pela pandemia. Um dos motivos mais comuns pela inquietação é a necessidade de trabalhar em casa.

Normalmente vemos o Home Office como um sonho, algo inalcançável que nos possibilitaria trabalhar e viajar ao mesmo tempo, passar mais tempo com nossos filhos, ou outros objetivos pessoais.

Porem muitos se chocaram com a possibilidade de precisar realizar trabalho remotamente, mas ao invés do sonho de viajar e cumprir objetivos, ele acaba criando novas preocupações e estresses que podem nos sobrecarregar mentalmente.

Manter a saúde mental no ambiente de trabalho é algo primordial, por isso, daremos algumas dicas sobre como amenizar os efeitos do estresse durante essa fase da sua vida.

Saúde mental - menina meditando sobre atividades e hobbies

Foto por Freepik

Saúde mental é prioridade

Com a reclusão, muito nos sentimos mais sensíveis e expostos aos efeitos do estresse nos sobrecarregamos de preocupações complexas, que podem ou não ter a ver com o trabalho.

Portanto, a primeira coisa pela qual você deve refletir é saber exatamente o que te causa pressão e exaustão durante o dia.

Auto avaliação

Primeiro, realize uma auto avaliação. Se conhecer é primordial para ter uma boa saúde mental. Recomendamos que escreva em uma folha quais são as atividades que você deve realizar diariamente, e quais delas te estressa ou sobrecarrega.

Com isso, diariamente anote em quais situações você se exaltou, conforme os dias forem passando, você verá um padrão entre as coisas que te irritam e poderá entender melhor qual é a razão pela qual você se sente assim.

Por isso é importante reler esse diário e rever suas ações e pensar em exatamente porque você se irritou com alguma coisa, ou quais são as coisas que mais te fazem mal. Isso ajudará você a evitar determinadas situações, ou trabalhar nelas para superar-las.

A ideia é identificar qual é o fator que agrava sua saúde mental e trabalhar em cima disso.

Pausas

É importante dar pausas para manter a saúde mental, se possível, mudar de ambiente. Ou seja, se você trabalha na sala da sua casa, é importante que você vá à outro cômodo.

Se não for possível, recomendamos caminhadas curtas, como uma volta na quadra da sua casa, seguindo as recomendações de saúde.

Lembre-se que suas pausas são um momento para se distrair do trabalho, portanto, faça algum hobbies ou algo que te distraia das suas obrigações com o que te esta afetando, é um fator que ajudará sua saúde mental.

Recomendamos abaixo alguns sites para leitura online e outras atividades:

Saúde mental - Open Library - logo Open Library – é uma biblioteca internacional com milhares de livros disponíveis para download gratuitamente em diversos idiomas.
saúde mental - Namu - meditação guiada NAMU – é uma monge que oferece aulas de meditação e yoga online gratuitas.
Saúde Mental - Meetup Meetup – oferece diversos tipos de atividades online, encontros sobre temas específicos, RPG, jogos online, aprender e treinar idiomas, etc.

Alimentação

Sabemos que com a reclusão, está complicado realizar tarefas de casa. Tente se alimentar da melhor forma possível, e se você gostar de cozinhar, tome esse tempo para esvair sua mente e desfocar do trabalho.

De acordo com a personal Natália Santos, o ideal é se afastar de alimentos ultra processados e industrializados, como é o caso das bolachas e nuggets, por exemplo.

Pois esses alimentos podem causar inflamações e inclusive agravar o quadro de pessoas que já possuem problemas gástricos devido à estresse ou ansiedade.

É mais recomendável cozinhar pelo menos uma ou duas vezes por semana em maior quantidade, mas comer coisas que sejam mais próximas ao natural possível.

Lembre-se que no seu prato deve sempre ter:

  • Proteínas: ovos e carnes;
  • Carboidratos: frutas, legumes e vegetais;
  • Gorduras boas: oleaginosas (castanhas), azeite, ou mesmo a gordura natural das carnes.

É necessário tomar extremo cuidado com alimentos ultra processados e industrializados, pois eles também podem causar dependência física ou emocional.

Por isso muitas pessoas que sofrem de ansiedade sentem a necessidade de comer doces quando estão ansiosas.

Exercícios

Sabemos que todo nosso corpo é conectado, portanto, fazer exercícios e se manter ativo é uma questão de saúde mental.

Seguindo nossa conversa com a personal Natália Santos, a mesma indica que “Quanto menos você se movimentar, mais parado você fica”.

Ou seja, a tendencia, fazendo Home Office, é ficar mais tempo parado, isso faz com que seu corpo tenha um metabolismo mais lento, gerando indisposição.

Ela ainda indica que o recomendável realizar pelo menos 20 minutos de exercício durante 3 dias da semana, esse seria o minimo de exercício necessário durante o período da quarentena.

Os exercícios básicos são, entre 15 e 20 repetições de:

  • Agachamento;
  • Flexão;
  • Abdominais;
  • Flexão de panturrilha;
  • Corrida estacionada;

Com esses exercícios seu corpo já começará a se sentir mais disposto, consecutivamente sua saúde mental também melhorará.

Também não é recomendável o uso de cinturões para a postura sem o acompanhamento de um profissional, pois isso pode fazer com que seus músculos da coluna se enfraqueçam, piorando o quadro médico. Por isso, para utilizar cinturões, será sempre necessário fazer exercícios junto.

Também é legal buscar soluções online no youtube com exercícios, porem, saber reconhecer quais são seus limites é primordial para não acabar se lesionando, indica a profissional.

Nós do Trabalho Ideal indicamos alguns canais que possuem exercícios e explicações que podem ajudar, mas lembre-se de sempre respeitar os limites do seu corpo.

Saúde mental - Foto da Pri Leite - Yoga

Pri Leite – Yoga

Saúde mental - Calistenia Brasil Logo

Calistenia Brasil

Saúde mental - foto de Lucianna Quayle Fitness

Lucianna Quayle Fitness

Saúde Mental - FisioPrev - Foto de Guilherme Stellbrink

Fisioprev

 Amigos e Família

Não se esqueça de sempre se manter em contato com pessoas que são especiais pra você, seja por mensagem ou ligação. Muitas vezes não percebemos a falta que faz ter pessoas importantes por perto e o quanto isso influencia na nossa saúde mental.

É muito brusco mudar sempre ver seus amigos de trabalho para um cenário aonde você está sozinho ou com a sua família todo o dia.

Uma boa ideia é fazer reuniões com seus amigos de trabalho por chamada, você pode usar o Hangouts, Google Meets, Discord, Zoom, ou até mesmo seu Whatsapp para isso.

Espaço de trabalho

Se possível organize um espaço aonde você apenas trabalhará, ou seja, nesse espaço você não realizará refeições, não brincará com seus filhos, nada disso, apenas trabalho.

Assim quando você sair desse espaço, seu cérebro automaticamente reconhecerá que já não é mais hora de trabalhar.

Será mais fácil manter sua saúde mental assim, pois ao sair desse ambiente, você também sai das suas preocupações de trabalho.

Também é importante fazer com que a sua cama seja seu espaço para dormir e descansar, portanto, evite fazer atividades na cama, use-a apenas para descansar e dormir.

Coloque metas

Coloque metas que você sabe que possa cumprir, e cumpra com elas diariamente. Isso não apenas com a sua vida, mas com suas tarefas de trabalho.

Faça com que seu trabalho seja como uma rotina, assim como escovar os dentes. Você não deixa de escovar os dentes, não é mesmo? Então por que deixaria de enviar um e-mail importante?

Coloque metas e cumpra, mas faça isso devagar, não coloque muitas metas para um dia só, ou organize toda a semana de uma vez só. Isso vai fazer com que você se frustre por não cumprir o que se propôs, afetando assim sua saúde mental.

Por isso, vá devagar e não culpe a si mesmo.

Se vista bem

Não coloque só a parte de cima apresentável, se vista de forma confortável, mas de maneira em que você se sinta profissional, confiante, bonita (o) e com energia.

É importante dar esses pequenos estímulos ao cérebro para que nos dê energia e disposição para superar nosso cotidiano, além de aumentar a auto estima.

Lembre-se que você deve ser aliado do seu cérebro, portanto, para manter a saúde mental em dia, é necessário dar à ele sinais de que o dia está começando, não de que você pode dormir a qualquer momento.

Saúde mental - dois médicos colocando juntas peças que formam o formato de uma cabeça.

Foto por Freepik

Avaliação médica

Se você sente que isso esta sendo muito prejudicial para sua saúde mental, recomendamos sempre que busque ajuda médica. Psicólogos e psiquiatras poderão te ajudar com seus problemas, não tenha vergonha de pedir ajuda.

Caso você não tenha forças para buscar um psicologo ou psiquiatra de confiança, não tenha medo em pedir ajuda à um amigo, para que ele busque e ligue para você.

É importante que você se cuide durante toda sua vida, especialmente em épocas de estresse.

Mulheres

Caso precise de ajuda ou auxilio devido à abusos ligue 180. Esse telefone funciona no Brasil e diversos países do exterior.

Caso seja complicado falar ao telefone sobre seu problema, utilize metáforas como “Gostaria de pedir uma pizza” e indique seu nome e endereço completo. Os agentes são treinados para compreender esse tipo de situação.

Prevenção contra suicídio

Caso você sinta que possa atentar contra sua própria vida, recomendamos que entre em contato com 188, ou com um médico psicologo ou psiquiatra que possa te ajudar com a sua saúde mental.

 

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