Teste vocacional: O que fazer quando você não sabe pra onde ir?

Por que fazer um teste vocacional? Todos nós em algum momento da vida duvidamos sobre o que exatamente queremos ou inclusive, sobre quais são nossos objetivos na vida. Por isso, te convidamos à refletir sobre alguns aspectos da sua vida para compreender quais serão os melhores caminhos a se tomar.

“Não sei o que fazer comigo”

Você já se sentiu inseguro sobre quais caminhos deve seguir? Todos passamos por essa fase em alguma parte da vida, independentemente da sua idade.

Nesse momento é necessário recapitular sua história, ou seja, se possível, pegue um papel e caneta e escreva quais são suas coisas favoritas e que coisas você não suporta fazer.

Não importa em qual âmbito, apenas escreva o que vier na sua cabeça, mas tente se lembrar de experiências em cursos, na escola e em empregos passados.

Por exemplo:

Coisas que gosto

Qual sua matéria favorita da escola?

Qual são seus hobbies?

O que você poderia fazer por várias horas sem parar?

Você prefere ficar dentro ou fora de casa?

Você gosta de trabalho em equipe?

Você gostaria de trabalhar viajando?

Você prefere ficar na internet ou lidar pessoalmente com outras pessoas?

Coisas que eu não gosto

Qual matéria que você mais odiava na escola?

O que você não suporta fazer?

Você já desistiu de alguma coisa? O que?

Você odeia ficar sozinho por muito tempo ou junto de pessoas por muito tempo?

Odeia trabalhar em grupos?

Odeia matérias de TI?

Odeia Matemática?

É muito importante saber quais são as coisas que você não gosta

Entre todas as opções e respostas que você escreveu, as coisas que você não gosta são que você deve mais levar em consideração. “Por que?” você deve estar se perguntando, e a resposta é simples: não tem como fazer coisas que você não gosta pelo resto da vida.

Por isso, é necessário ter cautela na hora de escrever quais são as atividades que você não gosta, pois se as mesmas forem um impedimento para você conseguir alcançar aquilo que deseja, não tenha medo, você sempre pode superar seus medos e traumas, mesmo que as vezes tenha que contar com a ajuda de um profissional ou inclusive fazer um teste vocacional.

Hobbies ou atividades lucrativas?

Além disso, é importante perceber que nem tudo o que você ama é exatamente aquilo que você quer fazer como profissão. Muitas vezes, enxergamos nossos Hobbies quando não possuímos nenhuma pressão ao realizar-los.

Realizar essa tabela vai te ajudar a ver as coisas por uma perspectiva mais ampla e diferente do que você está acostumado, fazendo que você enxergue suas habilidades através de outra perspectiva.

Teste Vocacional - Psicologa em sessão

Teste vocacional

Muitos já pensamos em fazer teste vocacional, porem, é difícil compreender como funciona e aonde é possível realizar um desses testes de maneira séria.

O teste vocacional serve como um indicador de personalidade, ou seja, ele analisa quais são os aspectos da sua personalidade e com base à isso, indica alguma profissão que pode ser compatível com seus parâmetros.

Isso significa que nem sempre o teste vocacional é perfeito, porem, ele serve como uma base para auto avaliação sobre nós mesmos e para indicar parâmetros que talvez não tenhamos pensado anteriormente.

Quando fazer o teste vocacional?

Muitas pessoas escolhem momentos como o inicio da vida profissional ou transição de carreiras para realizar o teste vocacional. Não existe um momento ideal para realizar o teste vocacional, independentemente da sua idade você poderá realizar-lo sem problema.

Quem pode aplicar o teste vocacional?

Apenas psicólogos inscritos no Conselho Regional de Psicologia do seu estado podem realizar esse tipo de atividade.

Porem, muitas outras opções online estão disponíveis, porem, essas não são certificadas e nem especializadas para você. Recomendamos que busque um psicologo para aplicar e analisar sua situação de forma exclusiva.

Caso você não tenha condições de efetuar pagamento para a realização do teste vocacional, você poderá sempre entrar em contato com universidades de psicologia e verificar se existem opções de preços mais em conta ou até mesmo consultas gratuitas.

Diversas universidades realizam consultas com seus alunos de nível avançado, obviamente com acompanhamento de profissionais mais experientes, como forma de treinamento. Portanto, é possível realizar esse teste sem pagar muito.

Abaixo listamos algumas instituições que fazem esse tipo de serviço em suas universidades de psicologia:

Teste vocacional USP - USP Logo Teste vocacional - senac teste vocacional - puc minas

Qual universidade escolher?

Ao realizar o teste vocacional, normalmente são apresentadas opções de cursos de graduação e profissões que se encaixam no seu perfil. Porem, recomendamos que você realize uma analise introspectiva sobre suas opções.

Por exemplo, realmente vale a pena realizar um curso universitário para a carreira que você escolheu?

Hoje em dia, os produtos e soluções mudam muito rápido, portanto, será necessário verificar a grade das matérias dadas no curso para ver se elas estão atualizadas no mercado de trabalho.

Lembre-se também que é muito importante que você realize visitas às sedes dos cursos que você esta interessado, todas universidades oferecem visitas gratuitas e inclusive, em algumas, você pode assistir aulas como observador.

Lembre-se que você estará investindo tempo da sua vida no curso à eleição, portanto, é de extrema importância que o mesmo ofereça qualidade e possibilidade de entrada no mercado de trabalho.

O resultado é definitivo?

Os resultados do teste vocacional não são definitivos, pelo contrário, ele sempre analisa o contexto que você esta vivendo no momento, você poderá efetivamente mudar de profissão em algum momento da vida.

Por isso, pode ser que você tenha que realizar mais de um teste vocacional durante a sua vida, caso você esteja interessado.

No Responses

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!