Teste Vocacional: Descubra o profissional que existe em você

Está em dúvida sobre qual profissional deseja ser e qual carreira seguir? Bom, essa dúvida é muito comum e difícil de ser respondida. Entretanto um Teste Vocacional será uma ótima maneira de se entender profissionalmente.

Pensando nisso filtramos alguns Testes Vocacionais e separamos o melhor para que você tenha o melhor resultado possível. Contudo antes, iremos te ajudar a se prepara para o teste.

Muitas vezes, as pessoas, buscam ter o melhor resultado possível, acabam respondendo o teste com falsas verdade. Sendo assim, chegando em resultados desfavoráveis ou inadequados as suas possibilidades.

Portanto fique com a gente e descubra o melhor teste vocacional e como preenche-lo.

O que é um Teste Vocacional?

Um Teste Vocacional é um Quiz profissional, onde o interessado, respondendo questões ao seu respeito, irá descobrir a profissão perfeita para si.

Neste caso, serão feitas 60 perguntas ao jovem, onde cada uma irá direciona-lo a uma postura profissional. destas posturas temos o Líder, chefe, centralizador, solícito e etc.

Serão qualidades que ao encaixar nas profissões irá dar uma em especifico que tenha haver com o curioso.

Sendo assim você deverá responder tudo com honestidade e pensando somente em como você vê um trabalho perfeito.

Foto por Brooke Cagle - Teste Vocacional

Foto por Brooke Cagle – Teste Vocacional

Como devo fazer o teste vocacional?

Para fazer o teste vocacional, antes é aconselhável que você respire e esvazie a sua mente. Tire de sua cabeça qualquer aflito, desespero ou mal estar a respeito sobre a sua profissão.

Não pense em salário, tempo de trabalho, dedicação aos estudos. Desta forma você deverá pensar somente em você e o que te trás conforto e satisfação profissional.

Deste modo você deverá analisar seus hobbies, atividades que você gosta de fazer e o que elas mais tem em comum.

Assim você entenderá qual o seu perfil, se você gosta de coisas mais agitadas, físicas, sentadas, monótonas, que requer estudo ou pensamento rápido.

Fazendo o teste vocacional

Como dito a cima, serão 60 perguntas com 2 opções cada. Normalmente uma será o oposto da outra, e você deverá escolher a opção na qual você está mais dentro.

Tenha calma para responder cada pergunta, pense bem, e tente resgatar momentos da sua vida onde o episódio proposto ocorreu.

O Teste vocacional poderá ser interrompido e feito em outro momento caso deseja, portanto, não tenha pressa.

Conforme você for respondendo, uma roleta será girada, e ela apontará o perfil de profissional que você é. Ao concluir as 60 perguntas, um desses perfis será selecionado, e através dele, as profissões que melhor se encaixam.

Após terminar, será sugerido 12 profissões com o seu perfil. Em grande maioria, cada um será de uma área diferente.

Embora o site não acerte as profissões que você deseja, leve em consideração seu resultado. Muitas vezes nos enganamos, e não entendemos no que somos bons e no que faz bem para a gente.

Sendo assim o teste vocacional pode te apontar uma nova direção, onde você verá melhor o seu funcionamento como profissional e pessoa.

Utilizando o teste na entrevista

Se você está procurando emprego, principalmente como Jovem Aprendiz, provavelmente você não terá uma profissão.

Desta forma, você será questionado sobre seu futuro na entrevista de emprego. Para se sair bem, você deverá falar sobre o que deseja profissionalmente.

O teste vocacional poderá te ajudar nesta parte, onde, caso você não saiba a profissão perfeita, poderá falar que fez o teste e seu resultado.

Assim você poderá pelo menos direcionar a visão do entrevistador, para o tipo de profissional que você poderá ser.

Neste momento, você deverá ser sincero e falar caso não tenha certeza, mas pontue que você tem pré-disposição para essas profissões apontadas.

Estar certo de sua incerteza, muitas vezes pode trazer valores significativos, onde a empresa entenderá que você está se moldando profissionalmente.

Para saber mais como se portar em uma entrevista de emprego clique aqui.

mulher refletindo sobre a vida lendo um livro - teste vocacional

Foto porThought Catalog

O que devo tirar de informação com o resultado do meu teste?

Antes de mais nada, saiba que o teste não irá determinar a sua profissão, o mesmo é para te ajudar a se entender.

Sendo assim, você mudará conforme o tempo e seu resultado poderá ser diferente nessas vezes. Sendo assim, para que o teste tenha impacto significativo em sua pesquisa, você deverá saber traduzi-lo.

Portanto use o teste apenas para entender como você funciona, as suas prioridade e maneira que sente mais conforto em fazer as coisas.

Assim você perceberá que tipo de profissional você é, e quais profissões se encaixariam em você. Portanto, caso o teste vocacional não te de uma resposta satisfatória, perceba como o seu profissional e pessoal estão distante.

Isso irá mostrar que você está em desequilíbrio, onde seu eu profissional e pessoal não estão andando de acordo. Deste modo, será necessário um melhor autoconhecimento e conhecimento sobre o mundo profissional.

Portanto será necessário que você alinhe melhor esses dois pontos, para que você entenda melhor o que fazer com sua vida.

Como fazer o teste?

O Teste que iremos te indicar é feito pelo Guia do Estudante. O teste é bastante completo pois ele analisa diversas situações diferentes e profissões.

Para fazer o teste você deverá realizar o passo a passo:

  • Acesse o site clicando aqui.
  • Faça um breve cadastro com as suas informações.
  • Logue com a sua conta.
  • Clique em “Começar” no botão verde.
  • Responda todas as questões pensando muito bem.

No Responses

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!