Trabalhar Online: Como conseguir seu primeiro emprego remoto

Trabalhar online é o sonho de muitos, não é mesmo? Mas poucos sabem como conseguir um trabalho remoto. Vamos explicar desde o inicio o que é necessário para conseguir sua primeira oportunidade para trabalhar online.

Muitas empresas estão se adaptando à crise do coronavírus, o que vai significar bastante crescimento na área de home office, portanto é uma ótima oportunidade para conseguir seu espaço no mercado e trabalhar online.

Foto por Ella Jardim - escritório para trabalhar em casa

Foto por Ella Jardim

O que você quer fazer?

Você esta preparado para o mercado de trabalho? Qual a sua área? Que experiência você tem? Com que você quer trabalhar online? É bom ter essas respostas antes mesmo de buscar um emprego remoto.

Para ter essas respostas de forma mais simples, você pode pensar em que tipo de trabalho você se identifica:

Freelance

O Freelancer é um profissional com alguma especialização que realiza serviços específicos, para alguma empresa ou pessoa física, de maneira que não cria vínculos empregatícios. Ou seja, esse tipo de profissional não tem a segurança que um emprego formal oferece, no entanto, é possível trabalhar online e viver bem dessa forma.

Quais áreas são mais comuns? Programação, fotografia, design, arquitetos, marketing, redatoria, data entry, etc.

Onde conseguir vagas?  Existem muitas opções de sites para freelance:

Freelancer.com.br
Você pode criar seu perfil nesse site indicando qual tipo de serviço você oferece, logo, os clientes interessados entrarão em contato com você.

99freelas
Os clientes postam as vagas dentro do 99 freelas, e você pode se postular as que você se identificar. Uma ótima oportunidade para trabalhar online.

Workana
Os clientes adicionam os projetos e se você se identificar com ele, poderá enviar sua proposta ao interessado.

GetNinjas
Você se inscreve como profissional dentro do site e eles te direcionarão os serviços que se encaixem no seu perfil. O aplicativo é gratuito e você não precisa pagar comissão.

Você pode ver uma lita extensa aqui: Freelance- 21 sites para trabalhar de freelance.

William Iven - designer - trabalhar online

Foto por William Iven

Empreendedor

O empreendedor é o profissional que tem seu próprio negocio, vende um produto, cria um determinado tipo de conteúdo, etc. Ou seja, esse tipo de profissional também não tem vínculos empregatícios com nenhuma empresa.

Quais áreas são mais comuns? Venda de alimentos, revenda de produtos, criação de artesanatos, criação de conteúdo para internet, etc.

Full-time / Part-time

O profissional full-time ou part-time possui vínculos com a empresa, mas dependendo do país de contratação, os direitos de trabalho podem diferir.

Diferente do que se imagina, existem muitas vagas exclusivas para full/part-time, abaixo deixamos algumas empresas que contratam para trabalhar online:

JobHome: Oferece oportunidades para profissionais de telecomunicação para trabalhar online.

Gol Linhas Aéreas: o suporte de cliente da gol é home based, ou seja, é uma boa opção para quem busca seu primeiro emprego online.

Phillips: Existem diversos tipos de vagas para Phillips Brasil Home Based, atualmente há vagas na área de Sales disponíveis, porem, a empresa oferece diversas vagas.

Home Agent:Essa empresa também oferece oportunidades para profissionais de telecomunicação, você só precisa se cadastrar no site para ter seu currículo na base de dados.

Amazon: A Amazon esta em busca profissionais no mundo inteiro, e existem muitas vagas para pessoas que falam português. Uma das opções possíveis é entrar no site e buscar a vaga por idioma, ou buscar por “work from home”.

Parcerias online

No Brasil isso é um tipo de serviço que vem crescendo constantemente. Ele consiste em fazer uma parceria com alguma empresa que venda determinado tipo de produto e a cada produto que você vender, você ganha uma porcentagem de comissão por venda.

Magazine LuizaA empresa oferece uma oportunidade de criar sua própria loja virtual e ganhar comissões de até 12% nas suas vendas.

Natura: A Natura apostou em revendedores online, aonde cada revendedor, além da possibilidade de vender produtos natura através de catálogos, agora também pode vender pela loja virtual.

Prepare seu currículo

Para trabalhar online é necessário possuir um diferencial em comparação à outros candidatos. Por isso, possuir um bom currículo é imprescindível.

Além de um bom design, o candidato deve saber como organizar seu currículo de uma maneira atraente. Para te ajudar com isso criamos a matéria: Currículo: Montando seu Currículo.

 

 

No Responses

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!