Concurso público: Tudo sobre concurso público

Ainda tem dúvidas sobre como funcionam um concurso público? Não sabe se você se encaixa com esse tipo de serviço? Nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de emprego, quais são os benefícios de realizar o concurso público e como funciona o processo.

O que é um concurso público?

O concurso público é um método de contratação para emprego e cargos públicos, visando a avaliação através de uma prova escrita sobre os mais diversos temas. Esse tipo de seleção é ditada como democrática, pois evita a pratica do nepotismo, ou seja, admissão de parentes ou conhecidos de empregados.

Qualquer um pode participar de um concurso público, no entanto, é necessário ter atenção sobre os requisitos que cada edital demanda. Ou seja, se o edital é voltado para pessoas com ensino médio completo, você precisará cumprir esse requisito para se inscrever na prova.

Foto por Green Chameleon - Concurso Público - Pessoa estudando em mesa.

Foto por Green Chameleon

Por que todos querem um cargo público?

Existem muitas pessoas que querem fazer um concurso público, não é mesmo? Mas porque? Isso vem por diversos motivos:

Estabilidade: Normalmente cargos públicos possuem mais estabilidade pois a demissão só pode ocorrer caso o funcionário público cometa alguma falta grave. Ou seja, a demissão está na mão do funcionário.

Não é necessário ter experiência previa:  Uma das grandes vantagens do concurso público é a não solicitação de experiências posteriores. Ou seja, é excelente para quem busca seu primeiro emprego ou pessoas que querem mudar a área de atuação.

Salário: Normalmente os órgãos públicos pagam mais que as empresas privadas.

Horas extras: Os horários de trabalho de um servidor público são bastante definidos e normalmente, não são solicitadas realizações de horas extras.

Benefícios: Existem diversos benefícios que os servidores públicos  possuem que não estão ligados à CLT, adicional por antiguidade que é um percentual sobre o salário de acordo com os anos trabalhados e dependendo do tipo de contrato, existem licenças prêmio, licença para capacitação, licenças remuneradas, etc.

Quem pode prestar um concurso público

Quase qualquer pessoa pode prestar a prova para um concurso público, porem, é necessário prestar atenção nos seguintes critérios:

  • A idade minima para prestar concurso é de 18 anos.
  • Estar em dia com direitos políticos
  • Estar em dia com os serviços militares
  • Possuir nacionalidade brasileira
  • Possuir aptidão mental e física
  • Não possuir cargo de gerência ou administração em sociedades privadas.

Esses são os critérios gerais para a prestação da prova, no entanto, cada edital pode solicitar suas peculiaridades, por exemplo: é possível que o edital seja para pessoas com ensino superior, no caso de professores do estado, por exemplo.

Diferença de empregado público e privado

Agora que você já sabe os motivos pelos quais muitas pessoas tentam fazer um concurso público, explicaremos as diferenças entre ambos tipos de serviço.

Estabilidade: Enquanto o empregado público possui a certeza do seu trabalho, o empregado privado pode ser demitido à qualquer momento. Por exemplo, é de conhecimento que muitas empresas privadas demitem mulheres após o auxilio maternidade, correto? Isso não acontece com mulheres que são empregadas públicas, elas podem tomar a licença tranquilamente sem a necessidade de se preocupar se serão demitidas ou não.

Idade: Para ingressar a um cargo público o minimo estipulado é ter 18 anos e o máximo 69 anos, portanto, se você estiver preocupado sobre sua idade ao buscar um emprego, um concurso público pode ser a solução pois muitas empresas privadas não contratam pessoas muito jovens ou pessoas a cima de 50 anos.

Concurso especial para PCD: As pessoas com deficiência também podem prestar concurso e irão competir apenas entre si. Há uma quantidade de vagas obrigatórias para PCD que deve ser preenchida.

Adicional por antiguidade: A cada 5 anos trabalhando como servidor público, o funcionário ganha um acréscimo de 5% no seu salário, e esse acréscimo é acumulativo. São poucos funcionários privados que possuem esse tipo de direito.

Relação de trabalho Institucional: O servidor público não é regido apenas pelas leis da CLT, se não que pelas leis do órgão de contratação. Portanto, ele não possui uma relação de emprego, com o órgão, se não que uma relação de trabalho institucional.

jeshoots mulher usando o computador

Foto por Jeshoots

Como me inscrever para um concurso público

Caso você queira participar de um concurso público, é necessário ficar de olho em quando vai sair um novo edital. Você pode ficar sabendo sobre esses editais através do site das Bancas Organizadoras (são as empresas que organizam as aplicações das provas de concurso).

É importante lembrar que existem diversas organizadoras no Brasil. Algumas das bancas organizadoras mais famosas são: FCC , FGV, CESPE, CESGRNARIO, etc.

Após se inscrever em um edital, o candidato deverá prestar a prova do concurso. Lembre-se que normalmente o prazo de um edital é de dois anos, ou seja, pode ser que leve até 4 anos para que você seja chamado para à vaga. Portanto, você pode realizar outros concursos nesse meio tempo.

Tipos de concurso

Municipal

Os concursos municipais são regidos pela lei da cidade, ou seja, caso você seja aprovado no concurso a vaga com certeza será na sua cidade. Ele é ideal para pessoas que não desejam mudar de cidade ou estado para trabalhar. Essa modalidade também é a menos concorrida.

Estadual

Essa modalidade é regida pelas leis do estado e do governo federal, ou seja, ao prestar essa prova não se sabe exatamente qual a cidade que o candidato será alocado.

Essa categoria tem muita demanda nas áreas de defensoria pública e juiz estadual,  no entanto, existem concursos que são de menor concorrência, mas isso depende do grau de escolaridade do candidato.

Federal

Esses concursos normalmente tem uma remuneração mais atraentes, e são regidos pelas leis do governo federal. No entanto, esse tipo de modalidade demanda possibilidade de mudança de cidade ou até mesmo estado. Você pode solicitar mudança de estado quando houver uma vaga disponível para sua vaga em outro escritório

Quais matérias estudar?

Isso depende de qual área você vai seguir e da prova que você prestará, portanto, é sempre necessário verificar se é necessário estudo de alguma matéria especifica.

Existem diversos tipos de áreas de concursos públicos, algumas delas são: administrativa, controle, fiscal, jurídica, policial, tribunais, etc. O ideal é que o candidato escolha qual a área que ele quer prestar, e logo voltar seus estudos para as matérias dessa área.

As matérias mais comuns em concurso são: português, direito constitucional, raciocínio lógico,direito tributário, direito administrativo, matemática financeira, contabilidade, estatística, economia, inglês e informática.

É muito difícil?

Grande parte das pessoas falam que é muito difícil passar em um concurso público estadual devido ao grande número de concorrentes por vaga, além da complexidade da prova em si. Se afirma que o concurso municipal é menos concorrido, devido à diferença de remuneração dos cargos.

Portanto, é complicado dizer se é fácil ou difícil passar nas provas, pois depende de qual a vaga e a quantidade de concorrentes. De todas as formas, é  importante estudar muito antes de realizar a prova para que você possa ter mais confiança no momento do concurso.

Oculos em cima de livro

Foto por Mari Helin

No Responses

Comentários

Gostaria de saber das nossas novidades?Assine nossa Newsletter e receba conteúdo de primeira qualidade no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e receba dicas para sua vida profissional no seu e-mail!